12/27/2013

Questões sobre o RCNEI em Cicências da Natureza


1.      Comente um equivoco cometido pelos profissionais de educação infantil com relação ao ensino de higiene.
O professor tem que ser o exemplo para os alunos, um exemplo de organização e bom comportamento, algumas praticas não podem ser cometidas por ele, em que se predomina valores que são definidos e transmitidos de modo preconceituoso, intolerante ou displicente, na qual ele não orienta o como fazer, só ordena que o faça.
Como por exemplo: O professor deve ir junto com as crianças ao local apropriado e instruí-las onde, quando e como lavar as mãos adequadamente (entre os dedos, no dorso da mão, na palma e as unhas) e não apenas leva-los a pia e manda-las as lavarem.

2.      Comente um equivoco cometido pelos profissionais de educação infantil com relação aos Estudos Sociais.
O professor não pode passar uma atividade para as crianças em uma folha de colorir ou desenhar apenas, ele deve propor uma atividade em que o aluno construa seu próprio conhecimento, a partir de uma experimentação, experiência ou conhecimentos já vivenciados ou adquiridos por ele, para que desta forma lhe sejam significativos.

3.      Quais os objetivos estabelecidos pelo Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil para 0 a 3 anos?
O RCNEI estabelece como objetivo para crianças de 0 a 3 anos a exploração do ambiente, podendo assim se relacionar com o meio e com as pessoas, estabelecer contato com a fauna e a flora (pequenos animais e com plantas) e com objetos diversificados, que tenham diferentes tamanhos, formas e cores, para poderem manifestar seu sentido “investigador exploratório”, despertando o seu interesse e sua curiosidade.

4.      Quais os conteúdos estabelecidos pelo Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil para 0 a 3 anos?
Os conteúdos estabelecidos pelo RCNEI para crianças de 0 a 3 anos devem ser selecionados em função dos seguintes critérios: a relevância social e o vinculo com as praticas sociais significativas, o grau de significado para a criança, a possibilidade que oferecem de construção de uma visão de mundo integrada e relacional, e a possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural.

5.      Quais as orientações didáticas para o trabalho de 0 a 3 anos?
As orientações didáticas para o trabalho de crianças de 0 a 3 anos deve estar atrelada ao cotidiano da criança, deve estar presente no mais variados contextos que integram a rotina infantil, como a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, canções relacionadas as tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos, a exploração de diferentes objetos, suas propriedades e de relações simples de causa e efeito, contato com pequenos animais e plantas, o conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.

6.      Quais os objetivos estabelecidos pelo Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil para 4 a 6 anos?
O RCNEI estabelece como objetivo para as crianças de 4 a 6 anos despertar-lhes o interesse e estimular-lhes a curiosidade pelo mundo sócia e natural que lhes rodeia, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, permitir-lhes manifestar opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias, estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando a sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.

7.      Quais os conteúdos estabelecidos pelo Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil para 4 a 6 anos?
O RCNEI estabelece os conteúdos para as crianças de 4 a 6 anos como a participação de brincadeiras e jogos que envolvem o controle sobre o corpo e o movimento, recursos de deslocamento e das habilidades de força e velocidade, resistência e flexibilidade, a manipulação de materiais, objetos, brinquedos e brincadeiras diversas para a valorização e o aperfeiçoamento de suas conquistas corporais.

8.      “A professora Flavia quer trabalhar com seu alunos de dois anos hábitos de higiene pessoal. Para incentivá-los comprou uma pasta dental de sabor morango, deu uma escova de dentes e pediu que todos escovassem os dentes. Este tipo de atividade esta correta? Justifique.
Não esta correta, pois primeiramente uma criança de dois aos não sabe escovar os dentes sozinha, é necessário que a professora, em um primeiro momento, mostre lhes nos próprios dentinhos de cada uma delas, para que elas sintam como é feita a escovação, a professora deve explicar de uma forma simples a importância da escovação da língua e dentes para ter uma boa saúde bucal, inclusive o ambiente deve estar apropriado para este momento, o local da escovação além de estar limpo e bem iluminado, deve conter um espelho e imagens ligadas a escovação e higiene pessoal.

DE 4 A 6
·           O professor deve levar a criança a demonstrar interesse e curiosidade pelo mundo social e natural
·           Devemos estabelecer relações – entre causa e efeito, uma coisa e outra, entre seu modo de vida e de outros grupos.
·           Devemos estabelecer relações entre o meio ambiente a criança e os seres vivos.
·           Permitir-lhes manifestar opiniões próprias, dar liberdade e se descobrir em seus próprios erros e acertos sozinha.

DE 0 A 3
·           Explorar o ambiente para o autoconhecimento, estabelecer contratos, permitir se manifestarem – curiosidade e interesse
·           Não existem blocos de conteúdos:  cotidiano, projetos, higiene, corpo humano, esquema corporal
·           Música, história, brincadeiras, mimicas – plantas, animais e objetos

ERROS COMUNS: só se deve trabalhar conteúdos que sejam significativas para a criança e que as levam à pratica.

O professor deve direcionar o olhar da criança para determinados aspectos mais simples.

Devemos sempre trabalhar com a literatura para leva-las ao mundo imaginário

3R – Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Nenhum comentário:

Postar um comentário