1. Comente um equivoco cometido pelos profissionais de educação infantil com relação ao ensino de higiene.
O
professor tem que ser o exemplo para os alunos, um exemplo de organização e bom
comportamento, algumas praticas não podem ser cometidas por ele, em que se
predomina valores que são definidos e transmitidos de modo preconceituoso,
intolerante ou displicente, na qual ele não orienta o como fazer, só ordena que
o faça.
Como
por exemplo: O professor deve ir junto com as crianças ao local apropriado e
instruí-las onde, quando e como lavar as mãos adequadamente (entre os dedos, no
dorso da mão, na palma e as unhas) e não apenas leva-los a pia e manda-las as
lavarem.
2. Comente
um equivoco cometido pelos profissionais de educação infantil com relação aos
Estudos Sociais.
O professor não pode passar uma atividade
para as crianças em uma folha de colorir ou desenhar apenas, ele deve propor
uma atividade em que o aluno construa seu próprio conhecimento, a partir de uma
experimentação, experiência ou conhecimentos já vivenciados ou adquiridos por
ele, para que desta forma lhe sejam significativos.
3. Quais
os objetivos estabelecidos pelo Referencial Curricular Nacional de Educação
Infantil para 0 a 3 anos?
O RCNEI estabelece
como objetivo para crianças de 0 a 3 anos a exploração do ambiente, podendo
assim se relacionar com o meio e com as pessoas, estabelecer contato com a
fauna e a flora (pequenos animais e com plantas) e com objetos diversificados,
que tenham diferentes tamanhos, formas e cores, para poderem manifestar seu
sentido “investigador exploratório”, despertando o seu interesse e sua
curiosidade.
4. Quais
os conteúdos estabelecidos pelo Referencial Curricular Nacional de Educação
Infantil para 0 a 3 anos?
Os conteúdos
estabelecidos pelo RCNEI para crianças de 0 a 3 anos devem ser selecionados em
função dos seguintes critérios: a relevância social e o vinculo com as praticas
sociais significativas, o grau de significado para a criança, a possibilidade
que oferecem de construção de uma visão de mundo integrada e relacional, e a
possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo
social e natural.
5. Quais
as orientações didáticas para o trabalho de 0 a 3 anos?
As orientações
didáticas para o trabalho de crianças de 0 a 3 anos deve estar atrelada ao
cotidiano da criança, deve estar presente no mais variados contextos que
integram a rotina infantil, como a participação em atividades que envolvam
histórias, brincadeiras, jogos, canções relacionadas as tradições culturais de
sua comunidade e de outros grupos, a exploração de diferentes objetos, suas
propriedades e de relações simples de causa e efeito, contato com pequenos
animais e plantas, o conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da
exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
6. Quais
os objetivos estabelecidos pelo Referencial Curricular Nacional de Educação
Infantil para 4 a 6 anos?
O RCNEI estabelece
como objetivo para as crianças de 4 a 6 anos despertar-lhes o interesse e
estimular-lhes a curiosidade pelo mundo sócia e natural que lhes rodeia,
formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, permitir-lhes manifestar
opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando
ideias, estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida
que ali se estabelecem, valorizando a sua importância para a preservação das
espécies e para a qualidade de vida humana.
7. Quais
os conteúdos estabelecidos pelo Referencial Curricular Nacional de Educação
Infantil para 4 a 6 anos?
O RCNEI estabelece
os conteúdos para as crianças de 4 a 6 anos como a participação de brincadeiras
e jogos que envolvem o controle sobre o corpo e o movimento, recursos de
deslocamento e das habilidades de força e velocidade, resistência e
flexibilidade, a manipulação de materiais, objetos, brinquedos e brincadeiras
diversas para a valorização e o aperfeiçoamento de suas conquistas corporais.
8. “A
professora Flavia quer trabalhar com seu alunos de dois anos hábitos de higiene
pessoal. Para incentivá-los comprou uma pasta dental de sabor morango, deu uma
escova de dentes e pediu que todos escovassem os dentes. Este tipo de atividade
esta correta? Justifique.
Não esta correta,
pois primeiramente uma criança de dois aos não sabe escovar os dentes sozinha,
é necessário que a professora, em um primeiro momento, mostre lhes nos próprios
dentinhos de cada uma delas, para que elas sintam como é feita a escovação, a
professora deve explicar de uma forma simples a importância da escovação da
língua e dentes para ter uma boa saúde bucal, inclusive o ambiente deve estar
apropriado para este momento, o local da escovação além de estar limpo e bem
iluminado, deve conter um espelho e imagens ligadas a escovação e higiene
pessoal.
DE 4 A 6
·
O professor deve levar a criança a
demonstrar interesse e curiosidade pelo mundo social e natural
·
Devemos estabelecer relações – entre
causa e efeito, uma coisa e outra, entre seu modo de vida e de outros grupos.
·
Devemos estabelecer relações entre o
meio ambiente a criança e os seres vivos.
·
Permitir-lhes manifestar opiniões
próprias, dar liberdade e se descobrir em seus próprios erros e acertos
sozinha.
DE 0 A 3
·
Explorar o ambiente para o
autoconhecimento, estabelecer contratos, permitir se manifestarem – curiosidade
e interesse
·
Não existem blocos de conteúdos: cotidiano, projetos, higiene, corpo humano,
esquema corporal
·
Música, história, brincadeiras,
mimicas – plantas, animais e objetos
ERROS COMUNS: só se
deve trabalhar conteúdos que sejam significativas para a criança e que as levam
à pratica.
O professor deve
direcionar o olhar da criança para determinados aspectos mais simples.
Devemos sempre
trabalhar com a literatura para leva-las ao mundo imaginário
3R – Reduzir,
Reutilizar e Reciclar
Nenhum comentário:
Postar um comentário