12/06/2013

Pluralismo/ Diversidade Cultural


O Brasil possui uma vasta cultura, devido sua população miscigenada. O país tem descendentes de índios, asiáticos, europeus e africanos, que desenvolveram culturas peculiares, de acordo com a região que residem, meio e a alimentação que possuem, até os dias de hoje.

Dentro do universo infantil, o educador deve se apropriar de todas estas riquezas culturais e sociais, aplicando tudo isso de uma maneira significativa para a criança, para que ela utilize essa cultura, construa e reconstrua seus conhecimentos por meio da experimentação e exploração de diferentes cenários, meios, movimentos de danças e brincadeiras, também vivenciadas por crianças de sua ou de outras regiões.

Pode-se, então, buscar uma aplicação interdisciplinar, como por exemplo, utilizando a cultura vivenciada pela região Sul brasileira com a celebração, brincadeira e dança do Boi de Mamão, que trabalha um conhecimento da literatura folclórica regional, sendo esta uma critica a matança nas touradas, onde há a dramatização da história, usando-se do movimento de uma brincadeira de roda que se torna um pega-pega.  Na região Centro Oeste, uma brincadeira bastante divertida é a Dom Frederico que envolve a musicalização, coordenação motora e agilidade, que também conta um pouco da história da região; Outra brincadeira que se pouco explora é a ciranda da região Norte, que é a Ciranda de Lia, na qual as crianças se apropriam de uma brincadeira com um ritmo peculiar, uma coreografia já predeterminada, baseada em uma dança pensada nas ondas do mar; Também há a brincadeira da Boca de Forno, da região Nordeste. Esta brincadeira é cantada em verso, o grupo escolhe o mestre, que proporá os desafios diversos para o grupo; E não menos importante, abordar a cultura Carnavalesca, da região Sudeste, em que as crianças podem se expressar pelo bordado, pintura, pelos tecidos e texturas, pela dança, criação da letra e do ritmo da música, se divertindo e explorando ao máximo de sua criatividade, expandindo sua cultura.


Por conseguinte, os conceitos culturais são essenciais para o desenvolvimento da criança, porque estão relacionadas com seus estágios, que exprimem em sua formação, características que envolvem o sincretismo, perspectivas complexas, a transposição imaginária, senso crítico, manipulação de valores e o aspecto moral, pré-conceitos e conceitos bem fundamentados pela vivencia. 

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