O Brasil possui uma vasta cultura, devido sua
população miscigenada. O país tem descendentes de índios, asiáticos, europeus e
africanos, que desenvolveram culturas peculiares, de acordo com a região que
residem, meio e a alimentação que possuem, até os dias de hoje.
Dentro do universo infantil, o educador deve se
apropriar de todas estas riquezas culturais e sociais, aplicando tudo isso de
uma maneira significativa para a criança, para que ela utilize essa cultura,
construa e reconstrua seus conhecimentos por meio da experimentação e
exploração de diferentes cenários, meios, movimentos de danças e brincadeiras,
também vivenciadas por crianças de sua ou de outras regiões.
Pode-se, então, buscar uma aplicação
interdisciplinar, como por exemplo, utilizando a cultura vivenciada pela região
Sul brasileira com a celebração,
brincadeira e dança do Boi de Mamão, que trabalha um conhecimento da
literatura folclórica regional, sendo esta uma critica a matança nas touradas, onde
há a dramatização da história, usando-se do movimento de uma brincadeira de
roda que se torna um pega-pega. Na
região Centro Oeste, uma brincadeira
bastante divertida é a Dom Frederico que envolve a musicalização,
coordenação motora e agilidade, que também conta um pouco da história da região;
Outra brincadeira que se pouco explora é a ciranda da região Norte, que é a Ciranda de Lia,
na qual as crianças se apropriam de uma brincadeira com um ritmo peculiar, uma
coreografia já predeterminada, baseada em uma dança pensada nas ondas do mar;
Também há a brincadeira da Boca de Forno, da região Nordeste. Esta brincadeira é cantada
em verso, o grupo escolhe o mestre, que proporá os desafios diversos para o
grupo; E não menos importante, abordar a cultura Carnavalesca, da região
Sudeste, em que as crianças podem se
expressar pelo bordado, pintura, pelos tecidos e texturas, pela dança, criação
da letra e do ritmo da música, se divertindo e explorando ao máximo de sua
criatividade, expandindo sua cultura.
Por conseguinte, os conceitos culturais são essenciais para o
desenvolvimento da criança, porque estão relacionadas com seus estágios, que exprimem
em sua formação, características que envolvem o sincretismo, perspectivas
complexas, a transposição imaginária, senso crítico, manipulação de valores e o
aspecto moral, pré-conceitos e conceitos bem fundamentados pela vivencia.
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