Na visão da pedagogia
dos conteúdos, admite-se o princípio da aprendizagem significativa, partindo do
que o aluno já sabe. A transferência da aprendizagem só se realiza no momento
da síntese, isto é, quando o aluno supera sua visão parcial e confusa e adquire
uma visão mais clara e unificadora.
São os conteúdos
culturais universais que se constituíram em domínios de conhecimento
relativamente autônomos, incorporados pela humanidade, mas permanentemente
reavaliados em face às realidades
sociais. Embora se aceite que os conteúdos são realidades exteriores ao aluno,
que devem ser assimilados e não simplesmente reinventados, eles não são
fechados às realidades sociais dos indivíduos. Não basta que os conteúdos sejam
apenas ensinados, é preciso que se liguem, de forma indissociável, à sua
significação humana e social. Essa maneira de conceber os conteúdos do saber
não estabelece oposição entre cultura erudita e cultura popular, ou espontânea,
mas uma relação de continuidade em que se passa da experiência imediata e
desorganizada ao conhecimento sistematizado. Não que a primeira apreensão da
realidade seja errada, mas é necessária a ascensão a uma forma de elaboração
superior, conseguida pelo próprio aluno, com a intervenção do professor.
A metodologia é
aquela que faz a articulação entre educador-educando, e que utiliza todos os
meios para apreensão crítica dos conteúdos, permitindo a apropriação da cultura
popular. Considera no conteúdo o saber universal sistematizado e o saber cotidiano
do aluno. Para uma transformação na sociedade, considera os conteúdos de ensino
como ponto central para propor uma pedagogia coerente com a realidade do aluno.
A relevância recai no aspecto dos conteúdos vivenciados pelo aluno e não aos
conteúdos acadêmicos. Os conteúdos são, portanto, selecionados através da
cultura popular e refletem a realidade na qual se insere a escola e são
apropriados para serem superados, chegando-se à produção de um novo saber. O
aluno passa a dominar os conteúdos, tornando-se determinado e capaz de operar,
conscientemente, mudanças na realidade.
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