12/27/2013

Tendência Pedagógica Progressista Critico-Social dos Conteúdos


Na visão da pedagogia dos conteúdos, admite-se o princípio da aprendizagem significativa, partindo do que o aluno já sabe. A transferência da aprendizagem só se realiza no momento da síntese, isto é, quando o aluno supera sua visão parcial e confusa e adquire uma visão mais clara e unificadora.

São os conteúdos culturais universais que se constituíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos, incorporados pela humanidade, mas permanentemente reavaliados em face às realidades sociais. Embora se aceite que os conteúdos são realidades exteriores ao aluno, que devem ser assimilados e não simplesmente reinventados, eles não são fechados às realidades sociais dos indivíduos. Não basta que os conteúdos sejam apenas ensinados, é preciso que se liguem, de forma indissociável, à sua significação humana e social. Essa maneira de conceber os conteúdos do saber não estabelece oposição entre cultura erudita e cultura popular, ou espontânea, mas uma relação de continuidade em que se passa da experiência imediata e desorganizada ao conhecimento sistematizado. Não que a primeira apreensão da realidade seja errada, mas é necessária a ascensão a uma forma de elaboração superior, conseguida pelo próprio aluno, com a intervenção do professor.


A metodologia é aquela que faz a articulação entre educador-educando, e que utiliza todos os meios para apreensão crítica dos conteúdos, permitindo a apropriação da cultura popular. Considera no conteúdo o saber universal sistematizado e o saber cotidiano do aluno. Para uma transformação na sociedade, considera os conteúdos de ensino como ponto central para propor uma pedagogia coerente com a realidade do aluno. A relevância recai no aspecto dos conteúdos vivenciados pelo aluno e não aos conteúdos acadêmicos. Os conteúdos são, portanto, selecionados através da cultura popular e refletem a realidade na qual se insere a escola e são apropriados para serem superados, chegando-se à produção de um novo saber. O aluno passa a dominar os conteúdos, tornando-se determinado e capaz de operar, conscientemente, mudanças na realidade.

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