12/27/2013

Texto crítico: Milton Santos, Vani Kenski e Educomunicaçao


Para Vani Kenski, as novas tecnologias de comunicação provocam novas mediações entre professores, alunos e construído vinculado quando os tics são bem utilizados promovem a mudança e transformação no comportamento, pois estão presente em nossas atividades cotidianas mais comuns.

Vivemos em uma época, caracterizada pelo avanço das tecnologias, é necessário pensar em meios de desenvolver nas escolas, as habilidades, que a crianças precisam para enfrentar o século XXI, com pensamentos críticos, e com capacidades para resolver problemas e tomar decisões.

As noções, conhecimentos prévios, trabalham para integrar essas novas habilidades. A pratica escolar tem como objetivo aproximar professores e alunos, e preciso ter um plano geral para as mudanças acontecer e esse e um ponto critico, pois as mudanças levam tempo para acontecer, depende muito da boa vontade do governo promover os recursos para que essas transformações aconteçam, tem que ser priorizado cursos de capacitação de professores e parâmetros curriculares alinhados ás novas exigências, as mudanças mais importante se relacionam á infraestrutura, não basta, apenas ter computador na escola tem que ter uma estratégica para educar usando as novas tecnologias, o que significa oferecer novas perspectiva pedagógica e metodológicas. Esses dois elementos anda juntos, avançar com um, sem dar atenção ao outro e desperdiçar dinheiro.

Segundo Milton Santos a tecnologia nos oferece uma liberdade muito grande, o problema e como usar estar tecnologia a favor dos valores da ética, como preparar os alunos para que eles sejam bons cidadãos e bons consumidores, neste caso o professor precisa ter certa sensibilidade e flexibilidade para saber lidar com os novos recursos tecnológicos, para guiar o aluno nesse processo, ensinando-o a usar as informações corretas e tirar suas próprias conclusões e definir o que é prioritário para que a tecnologia tenha sucesso em uma escola, é preciso que esteja envolvido não só o professor. Mais também os gestores a coordenação em fim toda escola, é necessário que a escola tenha um olhar critico para que as crianças menos favorecidas.

Ele está falando de um país que nunca pode construir uma ideia de cidadania como um todo, sempre o projeto foi nacional, nunca houve uma diferença tão acentuada entre os hemisférios norte e sul, o que acabou gerando uma dependência maior dos pobres, diante de tudo isso, Milton concluiu que vivemos em uma globalitarismo e que para combatê-lo devemos pensar no futuro a partir de nos mesmo, (como pessoas do 3º mundo) e tomar atitudes que realmente promovam democracia.

A educomunicação é ainda pouco exercida no Brasil e quase não é comentada, que nada mais é que uma ferramenta da educação para a capacitação dos alunos para que tenham uma visão mais crítica aos meios de comunicação, aos quais podem ser utilizados pelos mesmos como forma de instrumento de crítica e livre expressão, podendo trabalhar a inclusão, a interdisciplinaridade e transdisciplinar na qual todas as classes sociais podem ter acesso para se expressar e ter sua “voz”: “Educar através da comunicação e comunicar através da é educação”  é possível.


Estes três textos estão atrelados no aspecto de usar a educação como ferramenta para orientar e expandir a visão dos educandos de uma forma crítica e livre, com o auxilio da tecnologia, da educomunicação podemos mudar a realidade e transformar o futuro de nossos alunos, quando souberem o tamanho e o poder da arma que eles dispõem em suas mãos, e de mesmo modo o professor, em suas aplicações em ambientes comunitários, a partir da visão de educomunicação, como facilitador, o educador poderá excluir  toda submissão e vulnerabilidade do censo comum e proporcionar a possibilidade de formar alunos, comunidade, uma geração, uma sociedade finalmente pensante e transformadora.

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