Para Vani Kenski, as novas tecnologias
de comunicação provocam novas mediações entre professores, alunos e construído
vinculado quando os tics são bem
utilizados promovem a mudança e transformação no comportamento, pois estão
presente em nossas atividades cotidianas mais comuns.
Vivemos em uma época, caracterizada pelo
avanço das tecnologias, é necessário pensar em meios de desenvolver nas
escolas, as habilidades, que a crianças precisam para enfrentar o século XXI,
com pensamentos críticos, e com capacidades para resolver problemas e tomar
decisões.
As noções, conhecimentos prévios,
trabalham para integrar essas novas habilidades. A pratica escolar tem como
objetivo aproximar professores e alunos, e preciso ter um plano geral para as
mudanças acontecer e esse e um ponto critico, pois as mudanças levam tempo para
acontecer, depende muito da boa vontade do governo promover os recursos para
que essas transformações aconteçam, tem que ser priorizado cursos de
capacitação de professores e parâmetros curriculares alinhados ás novas
exigências, as mudanças mais importante se relacionam á infraestrutura, não
basta, apenas ter computador na escola tem que ter uma estratégica para educar
usando as novas tecnologias, o que significa oferecer novas perspectiva
pedagógica e metodológicas. Esses dois elementos anda juntos, avançar com um,
sem dar atenção ao outro e desperdiçar dinheiro.
Segundo Milton Santos a tecnologia nos
oferece uma liberdade muito grande, o problema e como usar estar tecnologia a
favor dos valores da ética, como preparar os alunos para que eles sejam bons
cidadãos e bons consumidores, neste caso o professor precisa ter certa
sensibilidade e flexibilidade para saber lidar com os novos recursos
tecnológicos, para guiar o aluno nesse processo, ensinando-o a usar as informações
corretas e tirar suas próprias conclusões e definir o que é prioritário para
que a tecnologia tenha sucesso em uma escola, é preciso que esteja envolvido
não só o professor. Mais também os gestores a coordenação em fim toda escola, é
necessário que a escola tenha um olhar critico para que as crianças menos
favorecidas.
Ele está falando de um país que nunca
pode construir uma ideia de cidadania como um todo, sempre o projeto foi
nacional, nunca houve uma diferença tão acentuada entre os hemisférios norte e
sul, o que acabou gerando uma dependência maior dos pobres, diante de tudo
isso, Milton concluiu que vivemos em uma globalitarismo e que para combatê-lo
devemos pensar no futuro a partir de nos mesmo, (como pessoas do 3º mundo) e
tomar atitudes que realmente promovam democracia.
A educomunicação
é ainda pouco exercida no Brasil e quase não é comentada, que nada mais é que
uma ferramenta da educação para a capacitação dos alunos para que tenham uma
visão mais crítica aos meios de comunicação, aos quais podem ser utilizados
pelos mesmos como forma de instrumento de crítica e livre expressão, podendo
trabalhar a inclusão, a interdisciplinaridade e transdisciplinar na qual todas
as classes sociais podem ter acesso para se expressar e ter sua “voz”: “Educar através da comunicação e comunicar
através da é educação” é possível.
Estes três textos estão atrelados no
aspecto de usar a educação como ferramenta para orientar e expandir a visão dos
educandos de uma forma crítica e livre, com o auxilio da tecnologia, da
educomunicação podemos mudar a realidade e transformar o futuro de nossos
alunos, quando souberem o tamanho e o poder da arma que eles dispõem em suas
mãos, e de mesmo modo o professor, em suas aplicações em ambientes
comunitários, a partir da visão de educomunicação, como facilitador, o educador
poderá excluir toda submissão e
vulnerabilidade do censo comum e proporcionar a possibilidade de formar alunos,
comunidade, uma geração, uma sociedade finalmente pensante e transformadora.
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