Para esta fase, os objetivos
estabelecidos para a faixa etária de zero a três nos deverão ser aprofundados e
ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam
capazes de:
• interessar-se e demonstrar curiosidade pelo
mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para
compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando
informações e confrontando idéias;
• estabelecer algumas relações entre o modo de
vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
• estabelecer algumas relações entre o meio
ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua
importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.
Os procedimentos indispensáveis para a
aprendizagem das crianças neste eixo de trabalho e que se aplicam a todos os
blocos foram abordados de forma destacada. São eles:
• formulação de perguntas;
• participação ativa na resolução de problemas;
• estabelecimento de algumas relações simples na
comparação de dados;
• confronto entre suas idéias e as de outras
crianças;
• formulação coletiva e individual de conclusões
e explicações sobre o tema em questão;
• utilização, com ajuda do professor, de
diferentes fontes para buscar informações, como objetos, fotografias,
documentários, relatos de pessoas, livros, mapas etc.;
• utilização da observação direta e com uso de
instrumentos, como binóculos, lupas, microscópios etc., para obtenção de dados
e informações;
• conhecimento de locais que guardam
informações, como bibliotecas, museus etc.;
• leitura e interpretação de registros, como
desenhos, fotografias e maquetes;
• registro das informações, utilizando
diferentes formas: desenhos, textos orais ditados ao professor, comunicação
oral registrada em gravador etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário