1/02/2014

Clássicos da Sociologia: Weber, Marx e Durkheim


Émile Durkheim (1858-1917)

Durkheim demonstrava em seus estudos que, a sociologia deve se ingressar por aquilo que constitui o fundamento da vida coletiva, ou seja,os fatos sociais devem se desenvolver pelas manifestações coletivamente e não por individuais.
Ao dizer os fatos sociais, constitui em maneiras de agir de pensar e sentir exteriores ao indivíduo. Durkheim explica que o fato social pode ser identificado sobre o poder de coerção externa sobre os indivíduos. Aponta ele, que a primeira regra é tomar os fatos sociais como coisas, ou seja,é preciso considerar os fenômenos sociais,separados dos sujeitos que concebem, é preciso estudá-lo de fora,como coisas exteriores,pois é na sociedade e não no indivíduo que se busca a explicação da vida social.
Visando assim, com base em seus estudos, podemos observar que, na educação se trabalha a função coletiva que visa o bem social. Por isso, na sociedade caberia determinar quais as ideias e os sentimentos a impor na criança, para que se torne um cidadão adaptado para viver os fatos do cotidiano. Ocasionando também, que é nos princípios de convivência na sociedade que a criança aprimora e adquire realmente os principais hábitos, sentimentos e ideias, e não pela individualidade.

Pensamentos: “A Educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto.”

“ A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza.”



Karl Marx (1818-1883)
Sistema Capitalista, relações de produção,enfim,Marx em sua sociologia conceituava suas ideias no processo da vida material, ou seja,ao interpretar o  sistema capitalista de produção,e o modo que ele mercantiliza as relações sociais,ao mesmo tempo em que desenvolve suas próprias contradições. Como por exemplo,na sua visão do capitalismo é a de uma sociedade na qual se opõem duas classes sociais: burguesia (meio de produção) e o proletariado (operários/força de trabalho).

Em relação a vida na sociedade, Marx exemplificava que os homens produzem indiretamente,sua própria vida material,ou seja,o que os indivíduos são ,depende das condições materiais de produção.Até mesmo a própria realidade,o pensar e os produtos do pensar  do homem se transformam ,através da produção material.É a partir do modo como os indivíduos produzem materialmente,e como desenvolvem suas atividades  sob determinadas condições,independente de sua vontade,que nasce e é formada a estrutura social e o estado.
Inserindo suas ideias na educação, vemos que, o trabalho é um princípio educativo, somente a partir da unidade entre trabalho e ensino que se poderia constituir o homem novo, como ele mesmo dizia. E que uma educação integral deveria ser destinada a todas as crianças e jovens sem distinção de classe social, possibilitando-lhes conhecer tanto as ciências quanto as atividades produtivas.

“Pensamento:” A união entre trabalho ,instrução  intelectual,exercício físico e treino politécnico elevará a classe operária.”



Max Weber ( 1864 – 1920)
A análise sociológica de Weber era pela busca daquilo que é específico ao mundo ocidental moderno,em que a presença do capitalismo organizado em moldes racionais e a racionalização da conduta em todas as esferas da existência humana e que a sociedade é tecida nas relações sócias.Em seus ensinos  utilizava fundamentos através da ética protestante ,ou seja,demonstrava que há uma relação direta entre a ideia protestante do trabalho como “vocação” e a contenção do impulso irracional para o lucro através da atividade metódica e racional,pois na ética protestante , o trabalho deve ser executado como um fim absoluto em si mesmo.Isto fornece uma base para a concepção do trabalho como um valor que é condizente com o capitalismo.E dentro desse conceito,o homem é dominado pela produção de dinheiro como finalidade última de sua vida.Porém ao mesmo tempo,é expressado  um tipo de sentimento que está ligado a certas ideias religiosas.

A atenção de Max era sempre em distinguir o racional ou o irracional, possuía a visão de que devemos tomar certas decisões com a razão e não com o emocional, pois conforme as relações sociais o mundo vai se racionalizando. O sociólogo     concentrava-se sempre em posição de conhecer e entender melhor o mundo, a qual ele fazia parte.

A educação pressupõe uma associação entre os indivíduos. A educação religiosa, a educação familiar, a educação carismática, a educação filosófica, a educação literária, a educação política e a educação especializada, todas estas estão envolvidas nos estudos de Max,e dentro de cada uma, as ações sociais estão presentes,como a ação tradicional aquela que se baseia nos costumes e nas tradições; ação afetiva, a que se define por afetos e sentimentos; ação racional. Esta se subdivide em duas: ação racional com relação a valores, guiada pela crença consciente em algo que o indivíduo valoriza; ação racional com relação a fins, baseada no planejamento, no cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários para sua realização. O aluno, por exemplo, realiza todas essas ações em seus momentos de aprendizagem.
  
“Pensamento: ‘‘ O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível.”

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