Émile Durkheim (1858-1917)
Durkheim
demonstrava em seus estudos que, a sociologia deve se ingressar por aquilo que
constitui o fundamento da vida coletiva, ou seja,os fatos sociais devem se desenvolver pelas manifestações
coletivamente e não por individuais.
Ao
dizer os fatos sociais, constitui em maneiras de agir de pensar e sentir
exteriores ao indivíduo. Durkheim explica que o fato social pode ser
identificado sobre o poder de coerção
externa sobre os indivíduos. Aponta ele, que a primeira regra é tomar os fatos
sociais como coisas, ou seja,é preciso considerar os fenômenos sociais,separados
dos sujeitos que concebem, é preciso estudá-lo de fora,como coisas
exteriores,pois é na sociedade e não no indivíduo que se busca a explicação da
vida social.
Visando
assim, com base em seus estudos, podemos observar que, na educação se trabalha a
função coletiva que visa o bem social. Por isso, na sociedade caberia
determinar quais as ideias e os sentimentos a impor na criança, para que se
torne um cidadão adaptado para viver os fatos do cotidiano. Ocasionando também,
que é nos princípios de convivência na sociedade que a criança aprimora e
adquire realmente os principais hábitos, sentimentos e ideias, e não pela
individualidade.
Pensamentos:
“A Educação tem por objetivo suscitar e
desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela
sociedade política no seu conjunto.”
“ A sociedade e cada meio social
particular determinam o ideal que a educação realiza.”
Karl Marx (1818-1883)
Sistema Capitalista,
relações de produção,enfim,Marx em sua sociologia conceituava suas ideias no
processo da vida material, ou seja,ao interpretar o sistema capitalista de produção,e o
modo que ele mercantiliza as relações sociais,ao mesmo tempo em que desenvolve
suas próprias contradições. Como por exemplo,na sua visão do capitalismo é a de
uma sociedade na qual se opõem duas classes sociais: burguesia (meio de produção) e o proletariado (operários/força de trabalho).
Em
relação a vida na sociedade, Marx exemplificava que os homens produzem
indiretamente,sua própria vida material,ou seja,o que os indivíduos são
,depende das condições materiais de produção.Até mesmo a própria realidade,o
pensar e os produtos do pensar do homem
se transformam ,através da produção material.É a partir do modo como os
indivíduos produzem materialmente,e como desenvolvem suas atividades sob determinadas condições,independente de
sua vontade,que nasce e é formada a estrutura social e o estado.
Inserindo
suas ideias na educação, vemos que, o trabalho é um princípio educativo, somente
a partir da unidade entre trabalho e ensino que se poderia constituir o homem novo,
como ele mesmo dizia. E que uma educação integral deveria ser destinada a todas
as crianças e jovens sem distinção de classe social, possibilitando-lhes
conhecer tanto as ciências quanto as atividades produtivas.
“Pensamento:” A união entre trabalho
,instrução intelectual,exercício físico
e treino politécnico elevará a classe operária.”
Max
Weber ( 1864 – 1920)
A análise
sociológica de Weber era pela busca daquilo que é específico ao mundo ocidental moderno,em que a presença do
capitalismo organizado em moldes racionais e a racionalização da conduta em
todas as esferas da existência humana e que a sociedade é tecida nas relações
sócias.Em seus ensinos utilizava
fundamentos através da ética protestante
,ou seja,demonstrava que há uma relação direta entre a ideia protestante do
trabalho como “vocação” e a contenção do impulso irracional para o lucro
através da atividade metódica e racional,pois na ética protestante , o trabalho
deve ser executado como um fim absoluto em si mesmo.Isto fornece uma base para
a concepção do trabalho como um valor que é condizente com o capitalismo.E
dentro desse conceito,o homem é dominado pela produção de dinheiro como
finalidade última de sua vida.Porém ao mesmo tempo,é expressado um tipo de sentimento que está ligado a certas
ideias religiosas.
A atenção de Max
era sempre em distinguir o racional ou o irracional, possuía a visão de que
devemos tomar certas decisões com a razão e não com o emocional, pois conforme
as relações sociais o mundo vai se racionalizando. O sociólogo concentrava-se sempre em posição de
conhecer e entender melhor o mundo, a qual ele fazia parte.
A
educação pressupõe uma associação entre os indivíduos. A educação religiosa, a
educação familiar, a educação carismática, a educação filosófica, a educação
literária, a educação política e a educação especializada, todas estas estão
envolvidas nos estudos de Max,e dentro de cada uma, as ações sociais estão
presentes,como a ação tradicional aquela
que se baseia nos costumes e nas tradições; ação afetiva, a que se define
por afetos e sentimentos; ação racional. Esta se subdivide em duas: ação
racional com relação a valores, guiada pela crença consciente em algo que
o indivíduo valoriza; ação racional com relação a fins, baseada no planejamento,
no cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários para sua
realização. O aluno, por exemplo, realiza todas essas ações em seus momentos de
aprendizagem.
“Pensamento: ‘‘ O homem não teria alcançado o possível se,
repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível.”
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