4/27/2017

Minha reflexão sobre a leitura

A pior coisa que um professor poder fazer para um aluno é obrigá-lo a ler um bom livro, salvo aqueles que já têm gosto pela leitura. Uma boa literatura será lida com o maior desgosto e sem comprometimento. Quando algo é forçado não tem o mesmo sabor, acabamos por não aproveitar a magia impressa nas letras, não nos permitimos viajar e entrar na história, criando em nossas mentes a figura cativante das coisas escritas, não imaginamos os cenários e os personagens e não nos envolvemos nas narrativas. O correto é criar o desejo pela leitura.

O educador é aquele que estimula o aprendizado, não sabe de todas as coisas, todavia tem interesse por tudo!

Quem acumula conteúdo não pensa. O aprendiz é uma filha de papel em branco pronta para viver, experimentar e desenvolver seu conhecimento!

"Meu contato com a leitura começou muito cedo, meus pais sempre leram para mim e me proporcionaram um ambiente letrado.
Durante minha alfabetização, ganhei muitos gibis e revistinhas, contudo o primeiro livro que li, realmente, já na quinta série do ensino fundamental, foi O Pequeno Princípe, foi uma viagem incrível, até hoje me lembro da história e me emociono. Como eu o li? Em casa, em um local que mais me sentia a vontade, no meu quarto, era um livro pequeno, e mesmo assim a princípio relutei, mas me desafiei a pelo menos começar a ler, quando vi já tinha lido um capítulo inteiro sem perceber, havia perdido a noção do tempo na leitura. Pronto, durante duas semanas seguidas ininterruptamente no intervalo das aulas lia livros. Como sempre tive amigos, não foi fácil me isolar naquela pequena escola. Quando terminei o livro, já era tarde de mais, já estava apaixonada pela leitura, o resto do ano foi regado a Monteiro Lobado e contos de Green, e continuei  avançando nos livros literários (Camões, José de Alencar, Gonçalves Dias, Aluísio de Azevedo, Raul Pompéia, Shakespeare, John Locke, Cecília Meireles, Arthur Conan Doyle, Carlos Drummond de Andrade, Thomas More, Fernando Pessoa -e seus heterônimos - Gil Vicente, etc)."

Acredito que a Bíblia é um livro escrito por homens inspirados por Deus, para os cristãos, para o povo de Israel, é histórico, mas sem sentido algum para outros... Mas eu lhes faço um desafio:
Comece a lê-la por Provérbios, sei que falará com você até sobre os dias atuais, pois considero, a Bíblia, um livro VIVO, pois cada vez que o leio revela algo novo para mim, além de que podemos interagir com o Autor enquanto Lemos!

Boa leitura!

#Leia
#AmoLer
#Bíblia
#BocaDeDeus
#EleVive