6/29/2014

ENGLISH LANGUAGE

Business Trips
-department stores
-sightseeing (touristic places)
-departure lounge (patient room)
-car park (EUA)
-parking lot (England)
-shower
-land (airplane go down)
-conference room

BUILDING – Road map


Describe position
Pern station
You will see
Past Marcy’s
Just across
Main entrance on
Give me a call
On your left
Next corner on left
A cross from

Give direction
Come out of
Walk up
Turn left
Take the third right onto
Go Street a read
You turn
Go straight on down
Cross Broadway

 When you come out of the building you walk up to 24th street, turn right going to Herald Square street, you Will past Marcy’s and turn left and main entrance on your second right. Go onto Perm Station.

Homework Carol’s
When you come out of Vila Clarice Station, on state Agenor Couto de Magalhães avenue, turn the left and walk in until you past the Centro Esportivo Educacional, and turn left again, walk up Mutinga avenue, when you arrive on Boulevart bakery, on third signal post, turn the first left onto, till on soccer field on corner, left over again, you walk up to José Queiroz dos Santos street number 343 onto to Primeira Igreja Batista em Pirituba.

Service timetable:
Sunday at 06:30 p.m.          And           Wednesday at 08:00 p.m.


CARDINAL NUMBERS


1 one                     11 eleven                  21 twenty-one
2 two                     12 twelve                 22 twenty-two
3 three                   13 thirteen                23 twenty-three
4 four                    14 fourteen                24 twenty-four
5 five                     15 fifteen                   25 twenty-five
6 six                      16 sixteen                  26 twenty-six
7 seven                  17 seventeen             27 twenty-seven
8 eight                   18 eighteen                28 twenty-eight
9 nine                    19 nineteen                29 twenty-nine
10 ten                   20 twenty                   30 thirty

  
40 fourty
50 fifty
60 sixty
70 seventy
80 eighty
90 ninety
100 a/one hunfred
1.000 a/one thousand
1.000.0 00 a/one million



  
 ORDINAL NUMBERS

1st  first
2nd second
3rd third
4th fourth
5th fifth
6th sixth
7th seventh
8th eighth
9th ninth
10th tenth


11th eleventh
12th twelfth
13th thirteenth
14th  fourteenteh
15th fifteenth
16th sixteenth
17th seventeenth
18th eighteenth
19th  nineteenth
20th twentieth
21st twenty-first


30th thirtieth
40th fourtieth
50th fiftieth
60th sixtieth
70th seventieth
80th eightieth
90th ninetieth
100th one hunfredth
1.000th one thousandth
1.000.0 00th one millionth


564th- Five hundred and sixty-fourth
999th- Nine hundred and ninety-ninth
673rd- Six hundred and seventy-third
652rd- Six hundred and fifty-second
480th- Four hundred and eigthtieth

333rd- Three hundred and thirty-third

Learning English




           VOCANULARY HINT:
Toda palavra terminada em –DADE deve ser substituída por –TY:
LIKE that: cidade= city, realidade= reality, sociedade= society

Toda palavra terminada em –RAR deve ser substituída por –ATE:
LIKE that: celebrar= celebrate, tolerar= tolerate, operar= operate

Toda palavra terminada em –PLO deve ser substituída por –PLE:
LIKE that: exemplo= example, triplo= triple, templo= temple

Toda palavra terminada em –ICO/ ICA deve ser substituída por –IC:

LIKE that: mágico= magic, heróico= heroic, pacifico= pacific


COMPRIMENTOS:
Puxar uma conversa:
  • Hi.
  • Hello.
  • Excuse me?
  • Do you have a minute?
      Para amigos:
  • Listen!
  • Guess what!
Como esta você? :
  • How are you?
  • How is it going?
     Para amigos:
  • How d'ye do? (como vai?)
  • What is up?
  • How is life?
Bom trabalho
  • Good job.
  • Nice one.
  • Good work.
  • Awesome.
  • Props to you.
Despedidas
  • Goodbye.
  • Later.
  • See you later.
  • Peace out!
  • Take it early.

6/25/2014

INCLUSÃO EDUCACIONAL



Marcos Históricos e Normativos



  • ECA (Lei 8.069/90 art 55) – “pais ou responsáveis tem obrigação de matricular filhos/pupilos na rede regular de ensino”;
  • Declaração Mundial de Educação para Todos (1990) e Declaração de Salamanca (1994) influenciam a formulação de políticas públicas da educação inclusiva;
  • 1994 – Política Nacional de Educação Especial orienta “integração institucional”, condicionando o acesso às classes comuns do ensino regular àqueles que (...)”possuem condições de acompanhar e desenvolver as atividades curriculares programadas do ensino comum, no mesmo ritmo que os alunos ditos normais” (p. 19)
  • LDB 9394/96 - Art. 58. -"Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação."
  • 1999 – Decreto 3.298 - Dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência definindo EE como uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino, enfatizando a atuação complementar da EE no ensino regular.
  • Resolução CNE/CEB nº 2/2001 - “Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizarem-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos.
  • Lei 10.436/02- reconhece a Língua Brasileira de sinais (LIBRAS) como meio legal de comunicação e expressão, determinando a garantia de formas institucionalizadas de apoiar seu uso e difusão, bem como a inclusão da disciplina de LIBRAS no currículo na formação de professores e de fonoaudiólogo.
  • Portaria 2.678/02 do MEC - aprova diretrizes e normas para o uso, o ensino, a produção e a difusão do Sistema Braille em todas as modalidades de ensino em todo território nacional.
  • 2003 – Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade: com vistas à apoiar a transformação dos sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos promovendo amplo acesso de formação de gestores e educadores para a garantia do direito de acesso de todos à escolarização, à oferta do AEE e à garantia da acessibilidade.
  • 2004 – Decreto 5.296 - Estabelece normas e critérios para a promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida (acesso universal aos espaços públicos). 
  • 2005 – Decreto 5.626 - Dispõe sobre a inclusão da LIBRAS como disciplina curricular, a formação e certificação dos profissionais, o ensino de LP como 2 língua para surdos e a organização da educação bilingue.
  • 2006 – Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência aprovado pela ONU da qual o Brasil é signatário Art 24 – Estabelece que os Estados- Partes devem assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta da plena participação e inclusão garantindo:1.Não exclusão pela deficiência;2.Acesso ao ensino inclusivo, gratuito e igualdade de direitos.
  • Decreto 7611/2011 - D
  • ispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.
LINGUAGEM:
- Professor de Classe Comum - Professor regente de turma regular;
- PAAI - Professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão;
- SAAI - Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão;
- AVE - Auxiliar de Vida escola;
- CEFAI - Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão.
- CAEE – Centro de Atendimento Educacional Especializado
- AEC – Atividade de Enriquecimento Curricular
- IMT – Iniciação ao Mundo do Trabalho
- EEE – Escola de Educação Especial
- EMEBS e Unidades Polo de Educação Bilíngue para Surdos - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos 

"O CEFAI é composto por Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI), com atuação itinerante à Comunidade Educativa. Esses professores têm especialização comprovada ou habilitação em Educação Especial ou em uma de suas áreas: deficiências física, mental, visual, auditiva e múltipla, e desenvolvem ações que podem abranger educandos, professores, gestores, familiares e funcionários das escolas.
As Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, instaladas nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, são destinadas ao Atendimento Educacional Especializado - AEE em caráter complementar ou suplementar aos educandos que apresentam algum tipo de deficiência, TGD e altas habilidades/ superdotação. Atualmente, a RME conta com 469 SAAIs.
Os Auxiliares de Vida Escolar são profissionais selecionados na própria comunidade, recebem formação e podem acompanhar os educandos que não têm autonomia e necessitam de apoio intensivo para alimentar-se, fazer a própria higiene e locomover-se. Cada AVE atende até 6 educandos por turno." (extraído de http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Anonimo/EdEsp/escolas.aspx?MenuID=166&MenuIDAberto=162)



Para refletir: COMO GARANTIR UM SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO?
O Sistema Educacional estruturado em uma política de acolhimento a todos depende da articulação dos setores da saúde, trabalho e assistência social que o possibilitem não fragmentar-se mediante aos que mais necessitam, ou seja, o princípio de equidade social.
A  Escola aberta à diversidade e que oportunize a aprendizagem a todos e que considere as singularidades, a  participação dos pais são princípios fundamentais na construção de uma educação inclusiva.
O Sistema educacional  pode sofrer equívoco como:
- Supor que inclusão é assunto somente da Educação Especial
- Pensar que os  superdotados não são sujeitos da Educação Especial.
- Confundir inclusão com inserção.
- Privilegiar o relacionamento pessoal ao cognitivo.
- Limitar a leitura de mundo.
- Acreditar que transtornos funcionais são deficiência.

EIXO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS
- Aprendizagem de qualidade e atendimento à diversidade.
- Ressignificação da docência.
- Gestão a serviço das aprendizagens.
- Financiamento das ações à oferta educacional.

FUNÇÕES DA ESCOLA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
- Desenvolver políticas e práticas inclusivas.
- Promover condições a todos de aprendizagens.
- Criar vínculos com as famílias.
- Parcerias com a comunidade.
- Diálogo com os professores.
- Operacionalizar os quatro pilares (UNESCO).
- Valorizar o trabalho educacional, baseado na diversidade.
- Buscar recursos financeiros, humanos e materiais.

O PAPEL DO PROFESSOR EM UMA ESCOLA INCLUSIVA
A partir da inclusão social e da entrada dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino os professores depararam com um grande desafio, o de rever sua prática, reavaliar suas concepções e acima de tudo, ensinar a todos os alunos.
“Cada um que se propõe a refletir sobre a inclusão está contribuindo de forma efetiva para  a construção de uma prática social menos segregacionista e menos preconceituosa”. (Marques, 1977).
Apesar da  constatação da inclusão como política pública, não se pode permitir que o professor queira ou não se atualizar, pois transcende a possibilidade do querer , é um compromisso com o seu ofício. . O professor, assim como o aluno, não aprende por transmissão passiva e sim pela interação ativa, pelas equilibrações e desequilibrações constantes que permitam que ele se aproprie de uma nova forma de pensar e consequentemente de agir.


Função do AEE:


  • Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas;
  • Não substitui a escolarização;
  • Complementa/suplementa com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela;
  • Organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, sendo obrigatória sua oferta pelos sistemas de ensino;
  • Ocorre em turno inverso ao da classe comum;
  • Prioritariamente nas Salas de Recursos multifuncionais;
  • No turno inverso ao da escolarização;
  • Centro de Atendimento Educacional Especializado - Instituições conveniadas .
  • AEE em ambiente hospitalar ou domiciliar – EE de forma complementar ou suplementar.


O PROPÓSITO DA INCLUSÃO: Promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência.

SUGESTÃO DE FILMES:
- A MULHER QUE LUTOU POR UM MILAGRE ( def. física e visual)
- A PRIMEIRA VISTA ( def. visual)
- ALÉM DE MEUS OLHOS ( def. visual)
- JANELA DA ALMA (def. visual)
- FELIZ ANO VELHO ( def. física)
- DON  JUAN DE MARCO (transtorno psiquiátrico)
- ESCRITORES DA LIBERDADE (Educação)
- GABY-UMA HISTÓRIA VERDADEIRA ( Paralisia cerebral)
- GÊNIO INDOMÁVEL ( Altas habilidades)
- GILBERT GRAPE-aprendiz de sonhador ( deficiência intelectual)
- JONATHAN-O MENINO QUE NINGUEM QUERIA ( Síndrome de Down)
- LÁGRIMAS DO SILÊNCIO-(deficiência auditiva)
- NADA COMO  VERDADE (Autismo)
- O OITAVO DIA (Síndrome de Down)
- O HOMEM SEM FACE (def. intelectual)
- O PODER DA EMOÇÃO (def. intelectual)
- VERÃO INDOMÁVEL ( def. auditiva)
- O SILÊNCIO DOS INOCENTES ( Transtorno psiquiátrico)
- THE MIGHTY- SEMPRE AMIGOS- ( def. intelectual e física)
- A CANHOTINHA (Deficiência física)
- MENTES QUE BRILHAM (Superdotação)
- PRENDA-ME SE FOR CAPAZ (Altas Habilidades)


6/19/2014

Paulo Freire


Tenho como objetivo apresentar vida, método de ensino, e obras de um homem que marcou a história da educação com sua busca por seus ideais, e seu amor pela arte de se viver, de lecionar dentro de um parâmetro que envolve a cultura e a vida de seus alunos não é uma tarefa que classificamos como simples, muito pelo contrario, sua complexidade se dá devida a grandeza deste homem que desde sua infância superou diversos obstáculos por possuir em si mesmo a ânsia por um saber libertador baseado não apenas em conhecimentos didáticos, mas em um conhecimento critico do mundo que nos envolve.

Busco através deste singelo trabalho - e digo isso porque de fato considero quase impossível descrever tudo que li e tudo que aprendi assim como a profundidade dos conceitos deste criador em tão poucas páginas, que os que lerem se emocionem e se identifique. Freire não é apenas mais um homem que passou pela vida, ele a escreveu, não apenas para si mesmo mais para todos os da sua época e gerações futuras.

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, no bairro de Casa Amarela, no Recife, capital de Pernambuco.

Foi um dos quatro filhos de um pai oficial da policia militar (Joaquim Temístocles Freire) e de uma mãe bordadeira (Edeltrudes Neves Freire, mais conhecida como Dona Tudinha). Viveu a infância e a juventude em uma Família não propriamente pobre ao extremo, mas “de poucas posses”, como era costume dizer-se então. Desde cedo viveu o desejo de aprender. Antes de ir para a escola, começou a se alfabetizar em casa, com a ajuda de sua mãe que o ensinava escrevendo palavras na terra à sombra de uma mangueira que havia no quintal, com o auxilio de gravetos (o que viria a ser mais tarde a lembrança mais antiga que Paulo Freire teria de sua infância). Quando ele entra pela primeira vez em uma sala de aula já quase sabia ler e escrever.

Como acontecia com muitos meninos de seu tempo, Paulo Freire iniciou os seus estudos numa pequena escola na casa da própria professora. Eunice Vasconcelos era o seu nome, (com quem ele manteve contato mesmo em seu exilio) mais tarde, ele dedicou doces páginas de lembranças a ela. Com 10 anos de idade, mudou-se com a família para a cidade de Jaboatão dos Guararapes, próximo de Recife.

Perdeu o pai quando tinha treze anos. As condições financeiras da família agravaram-se; esse foi outro motivo pelo qual ele se atrasou em seus estudos do “curso primário” e apenas aos dezesseis anos, ingressou no ginásio. 

“Eu fiz a escola primária exatamente no período mais duro da fome. Não da “fome” intensa, mas de uma fome suficiente para atrapalhar o aprendizado. Quando terminei meu exame de admissão, era alto, grande, anguloso, usava calças curtas, porque minha mãe não tinha condições de comprar calças compridas. E as calças curtas, enormes, sublinhavam a altura do adolescente. Eu consegui fazer, Deus sabe como, o primeiro ano do ginásio com 16 anos. Idade com que meus colegas de geração, cujos pais tinham dinheiro, já estavam entrando na faculdade. Fiz esse primeiro ano de ginásio num desses colégios privados, em Recife: em Jaboatão só havia escola primária. Mas minha mãe não tinha condições de continuar pagando a mensalidade e, então, foi uma verdadeira maratona para conseguir o colégio que me recebesse com bolsa de estudos. Finalmente encontrou o Colégio Osvaldo Cruz e o dono desse colégio, Aluízio Araújo, que fora antes seminarista, casado com uma senhora extraordinária, a quem eu quero um imenso bem, resolveu atender ao pedido de minha mãe. Eu me lembro que ela chegou em casa radiante e disse: “Olha, a única exigência que o Dr. Aluízio fez “é que você fosse estudioso”.
                                                              (declaração de Paulo Freire)
O começo de uma carreira.

Quando era ainda um estudante de escola, o menino Paulo iria começar a descobrir uma das “paixões” que o acompanhariam por toda a vida: a palavra, o seu valor, seus segredos, seus mistérios. Entre os anos da adolescência e os da juventude dedicou-se por conta própria a estudos de filologia e de filosofia da linguagem. Antes mesmo de completar o seu curso na Faculdade de Direito do Recife, Paulo Freire já lecionava Língua Portuguesa. Anos mais tarde, ele demarcou assim o período da descoberta de seu desejo de tornar-se um educador:

“Em algum momento, entre os 15 e os 23 anos, descobri o ensino como minha paixão.
Antes de mais nada, devo dizer que ser um professor tornou-se uma realidade, para mim, depois que comecei a lecionar. Tornou-se uma vocação, para mim, depois que comecei a fazê-lo. Comecei a dar aulas muito jovem, é claro, para conseguir dinheiro, um meio de vida; mas quando comecei a lecionar, criei dentro de mim a vocação para ser um professor.
Eu ensinava gramática portuguesa, mas comecei a amar a beleza da linguagem. Nunca perdi essa vocação.
...
Ensinando, descobri que era capaz de ensinar e que gostava muito disso. Comecei a sonhar cada vez mais em ser um professor. Aprendi como ensinar, na medida em que mais amava ensinar e mais estudava a respeito.”

Aos vinte e dois anos de idade, Paulo ingressou na Faculdade de Direito do Recife. Depois de formado, ele praticamente não exerceu a profissão de advogado. A educação, a escola e a sala de aula o chamariam cedo e para toda a vida. Nesse período, conheceu a professora primária Elza Maia Costa Oliveira, alfabetizadora, cinco anos mais velha do que ele, com quem se casou em 1944, e teve cinco filhos – Maria Madalena, Maria Cristina, Maria de Fátima, Joaquim e Lutgardes.

Ainda nessa época, o mesmo Colégio Oswaldo Cruz que o acolheu como bolsista na adolescência contratou-o como professor de língua portuguesa.

Sua “carreira” de advogado resumiu-se a uma única causa:

“Tratava-se de cobrar uma dívida. Depois de conversar com o devedor, um jovem dentista tímido e amedrontado, deixei-o ir em paz. Ele ficou feliz por eu ser advogado, e eu fiquei feliz por deixar de sê-lo.”
 (Moacir Gadotti, Paulo Freire: uma biobibliografia, 1996.)

Em 1947, Paulo Freire assume o cargo de Diretor do Setor de Educação do SESI do Recife - Serviço Social da Indústria, onde travou contato com a questão da educação de adulto-trabalhadores e percebeu a necessidade de executar um trabalho direcionado à alfabetização. Estudando as relações entre alunos, mestres e pais de alunos do SESI, Paulo Freire conheceu a realidade dos trabalhadores e as particularidades da sua linguagem. Entendeu que educar era, sobretudo, discutir as condições materiais de vida do trabalhador comum. Dedicou-se a estudar a linguagem do povo, consolidando seus trabalhos em educação popular. Sua primeira experiência como professor universitário foi na Escola de Serviço Social, lecionando Filosofia da Educação. Doutorou-se em Filosofia e História da Educação em 1959, com a tese ”Educação e Atualidade Brasileira”. No início dos anos 60 engajou-se nos movimentos de educação popular, entre eles o Movimento de Cultura Popular (MCP), a campanha “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler” e a Campanha de Alfabetização de Angicos (alfabetização de 300 trabalhadores rurais em 45 dias), ambas no Rio Grande do Norte, e coordenou o Programa Nacional de Alfabetização, do Governo Goulart.

Ler Palavras e Ler o Mundo:
O Método de Alfabetização de Paulo Freire

O “Método” obedece às normas metodológicas e linguísticas, mas, desde o princípio dos anos 60, Paulo Freire e sua primeira equipe de educadores nordestinos trabalhavam na criação de um novo sistema de trabalho na alfabetização e na educação continuada de jovens e de adultos. Eles sabiam que os velhos modelos de alfabetização, baseados em cartilhas e em trazer para o mundo do adulto as formas de trabalho didático com crianças, em nada correspondiam às ideias de uma educação libertadora. Formar pessoas educadas e conscientes exigia a compreensão do processo ensino-aprendizagem do educador-alfabetizador para o educando-alfabetizando. Assim, ainda em 1958, apresentou os seus primeiros esboços do que viria a ser o novo “método de alfabetização”, em um Seminário Regional realizado no Recife.

Em 1962, o governador do Rio Grande do Norte convidou Paulo Freire e sua equipe para aplicar o método de alfabetização recém-criado em uma região do sertão do Nordeste.

A pequena cidade de Angicos foi escolhida e ali, ao redor de um primeiro “Círculo de Cultura”, eles viveram com entusiasmo uma experiência pioneira de alfabetização de trabalhadores rurais iletrados, jovens e adultos. Os primeiros resultados foram muito animadores. Antes dessa, outra experiência-piloto havia sido realizada em Recife.

A ideia de uma tão rápida aprendizagem do ler-e-escrever logo em seguida seriam revista por Paulo Freire e seus companheiros de equipe. Em um tão curto tempo, os alfabetizados adultos chegaram a um nível de alfabetização elementar, aquela em que a pessoa reconhece letras e palavras leem frases e escreve pequenas mensagens. Mas, mesmo com o emprego de um método tão inovador, bastante mais tempo é necessário para que o estudante passe de um nível elementar a um nível mais complexo. Este é alcançado quando a pessoa aprende a ler e a escrever com fluência, compreende de maneira pessoal o que lê e sabe dar ao que escreve e lê uma interpretação adequada e própria.

Existem muitos métodos de alfabetização e de escolarização primárias de jovens e de adultos. O que haveria então de tão novo e diferente no Método Paulo Freire? Deixemos que o seu autor nos revele.

Ao invés da escola noturna para adultos, em cujo conceito há certas conotações um tanto estáticas, em contradição, portanto, com a dinâmica do trânsito, lançamos o círculo de cultura. Como decorrência superou o professor pelo coordenador de debates. O aluno pelo participante do grupo. A aula pelo diálogo. Os programas por situações existenciais, capazes de, desafiando os grupos, levá-los, pelos debates das mesmas, a posições mais críticas.



Visualizemos um professor que, ao invés de se colocar diante de seus alunos com uma cartilha já toda escrita e trazida de longe, e com uma aula “pronta”, comece a trabalhar com os outros “participantes do círculo” a partir de um material de estudo – as palavras geradoras – como um primeiro momento de sua alfabetização. Um material básico de alfabetização constante de palavras e de imagens que “falam” a linguagem da vida e da cultura do lugar. Falam o que é de todos ali, porque foram “levantadas” em uma pesquisa do “universo vocabular” e do “universo temático” junto às pessoas “do lugar”.
Podemos imaginar uma “aula” em que, em lugar da oposição tão comum entre um professor que sabe (ou pensa que sabe) e uma “turma de alunos” que não sabe (ou pensa que não sabe), o que existe é um encontro de participantes da pequena “comunidade aprendente”.
Uma equipe de trabalhos à volta do ensinar-e-aprender motivada a uma intensa troca de vivência e de ideias. Um grupo de educandos-educadores e de educadores-educandos no qual quem ensina aprende também e quem aprende sempre tem também algo a ensinar.
Um cenário do “trabalho de aprender” onde ninguém ensina a ninguém, mas todos aprendem uns com os outros e todos entre todos. Ali, onde os participantes ensinam e aprendem porque não trabalham com saberes “de fora”, trazidos a eles, mas operam saberes integrando o que “vem de fora” com as suas próprias vivências, com os seus conhecimentos, com a sabedoria da cultura popular que eles próprios vivem dia a dia e continuamente criam e transformam.
Pensemos uma vivência de alfabetização em que, em lugar de se aprender apenas a ler e a escrever palavras de uma maneira instrumental e mecânica chega-se, a saber, ler-e-escrever palavras por meio do aprendizado de um diálogo crítico e criativo com os outros, “ao vivo”, e também com os textos escritos. Um círculo de trocas de saberes em que se aprende a ouvir e a falar, ao mesmo tempo em que se aprende a ler e a escrever Pois, na verdade, só aprendemos a compreender o que lemos do que alguém deixou por escrito quando aprendemos também a partilhar com outras pessoas as suas ideias.
Quando as acolhemos em nossos silêncios e as ouvimos de maneira atenta. Aprendendo a ouvir o outro e a respeitar as suas ideias, cada um aprende também a “dizer a sua palavra”, como gostava tanto de enfatizar Paulo Freire.
E esse é o caminho por onde viaja quem, ao mesmo tempo em que aprende a ler-e-escrever palavras e ideias aprendem a “ler” e a compreender a realidade da vida que vive e do mundo onde vive. Aprende não apenas a conhecer com inteligência como a sociedade é, mas aprende também a compreender com a consciência por que ela é assim, como ela foi sendo feita assim e o que é necessário fazer para que ela seja transformada.
Podemos por um momento “trabalhar” com algumas palavras iniciadas sempre com a letra “S”, e com elas poderíamos lembrar que aprendemos tudo o que nos é significativo e transformador, envolvendo nesse aprendizado as nossas sensações – visão, audição, olfato, tato e tudo o mais que abre ao mundo as nossas janelas; as nossas sensibilidades – afetos, emoções, sentimentos; nossos saberes – tudo o que aprendemos e integramos em nós como “aquilo que sabemos”; os nossos sentidos de vida – os valores, os princípios, os preceitos que nos dizem quem somos, como devemos ser e como devemos conviver; nossos significados – as ideias que temos sobre o mundo em que vivemos e sobre como ele deveria ser; e até mesmo as nossas sociabilidades – a nossa vocação de criarmos juntos o mundo em que vivemos e de o transformarmos para vivermos nele.
Aprendemos uns com os outros, envolvendo todas essas dimensões de nosso ser, viver, sentir e aprender, em nossas “trocas do saber”. E aprendendo por meio do diálogo e da partilha de saberes, não aprendemos apenas “coisas”, “conteúdos” ou “conhecimentos”.
Aprendemos a sentir, a sensibilizar e a convivializar (viver com o outro), buscando novos sentidos de vida e novos significados para as nossas ações. Todo o saber que de fato vale alguma coisa é o conhecimento que de alguma maneira me transforma em um ser melhor.
Sabemos já que os anos entre 1960 e 1964 foram tempos de uma intensa mobilização e criatividade social no Brasil. No campo das artes, das ciências, das ações sociais de vocação transformadora, assim como no da educação, em raras outras ocasiões estudou-se tanto, inovou-se tanto, debateu-se tanto, experimentou-se tanto e tentou-se criar o novo com tanta intensidade e com tamanha emoção.
Nasceram nesse período várias alternativas do que vieram a serem as inovações de outra pedagogia. Surgiram e multiplicaram-se as experiências brasileiras e latino-americanas de ação social, as criações de movimentos sociais e de frentes populares de causas e de lutas, a nova “música popular brasileira”, o cinema novo, as novas experiências literárias, o teatro do oprimido e outras variantes de teatro popular. Muito do que veio a frutificar nos anos de fogo da ditadura nasceu nessa curta, esperançosa, sofrida e tão ainda presente época de nossa história. Paulo Freire esteve sempre na frente de tudo o que acontecia e dos movimentos que queriam a transformação social. Pagaria caro por essa ousadia.
Em 1958 o professor Paulo foi o relator de um documento da Comissão Regional de Pernambuco a respeito da educação no Estado. Em A Educação de Adultos e as Populações Marginais, ele já se revelava um fecundo pensador revolucionário. Desde seus primeiros artigos, as marcas de crítica social e de criatividade pedagógica eram evidentes.
Depois das experiências de Angicos com o método de alfabetização, durante o governo de João Goulart, Paulo Freire recebeu do Ministro da Educação, Paulo de Tarso Santos, um novo e mais amplo desafio: o de criar, implantar e coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Tratava-se de pensar e colocar em prática um trabalho popular de alfabetização em escala nacional, a partir dos promissores resultados obtidos com a aplicação do Método Paulo Freire de Alfabetização no Nordeste.

Os Anos do Exílio: A Pedagogia do Oprimido

Quando o Programa Nacional de Alfabetização estava quase pronto para ser posto em marcha aconteceu no Brasil o golpe militar de 1964. Criado por decreto- lei em janeiro desse ano, o “Programa” foi extinto em abril. Os movimentos de cultura popular foram colocados sob suspeita e fortemente reprimidos, tal como aconteceu também com outros movimentos e frentes de mobilização e de luta popular no campo e na cidade.

As ideias e as propostas político-pedagógicas de Paulo Freire eram então bastante conhecidas.

Ele era convidado a dialogar com educadores populares de norte a sul do Brasil. No interior de um amplo universo de trabalhos pedagógicos e políticos e de cultura popular, que em todo o país mobilizava artistas, estudantes, educadores, cientistas, religiosos e educadores, além de inúmeras lideranças populares, Paulo Freire se tornou em pouco tempo uma referência essencial. E foi justamente a ousadia de suas ideias e propostas que o levou ao exílio.

Ainda no ano de 1964, por duas vezes, no Recife, Paulo foi “convidado a explicar-se”; primeiro aos acadêmicos e, depois, aos militares, respondendo a inquéritos administrativos e policial-militar. Mesmo sem haver culpa formal alguma a seu respeito, ele permaneceu detido durante setenta dias.

Com 43 anos, cinco filhos, uma carreira promissora pela frente e o sentimento de que, mais do que nunca, cada uma de suas palavras e gestos continha um profundo sentido e falava de uma enorme urgência, ele se viu obrigado a pedir asilo junto à Embaixada da Bolívia. Viajou para lá sozinho e a família uniu-se a ele meses mais tarde. Era o mês de setembro. De algum modo, Paulo e Elza sabiam que haveriam de viver longos anos longe do Brasil. De fato, eles retornariam definitivamente ao país apenas em 1980.

Ele viveu neste país até abril de 1969, quando foi convidado para lecionar nos Estados Unidos e também para atuar no Conselho Mundial das Igrejas, em Genebra, Suíça. Aceitou os dois convites, permanecendo inicialmente 10 meses em Harvard, onde deu forma definitiva ao livro Ação Cultural para a Liberdade. Nesse período, escreve dois de seus livros mais conhecidos: Educação Como Prática da Liberdade e Pedagogia do Oprimido“Para mim, o exílio foi profundamente pedagógico. Quando, exilado, tomei distância do Brasil, comecei a compreender-me e a compreendê-lo melhor.” 
 (Trecho de uma conversa com Frei Betto, extraída do livro Essa escola chamada vida (pp. 56-8) – in Paulo Freire: uma biobibliográfica).

“Foi exatamente ficando longe dele, preocupado com ele, que me perguntei sobre ele. E, ao me perguntar sobre ele, me perguntei sobre o que fizeram com outros brasileiros, milhares de brasileiros da geração jovem e da minha geração. Foi tomando distância do que fiz, ao assumir o contexto provisório, que pude melhor compreender o que fiz e pude melhor me preparar para continuar fazendo algo fora do meu contexto e também me preparar para uma eventual volta ao Brasil.” 
 (Trecho de uma conversa com Frei Betto, extraída do livro Essa escola chamada vida (pp. 56-8) – in Paulo Freire: uma biobibliográfica).

Ainda no exílio, entre 1970-1980, após sua transferência para Genebra, assumiu o cargo de consultor do Conselho Mundial das Igrejas. Como conselheiro educacional do Conselho, Paulo Freire ganhou maior dimensão mundial. Ao lado de outros brasileiros exilados, fundou o Instituto de Ação Cultural (IDAC), cujo objetivo era prestar serviços educativos, especialmente aos países do Terceiro Mundo que lutavam por sua independência. Em 1975, Freire e a equipe do IDAC receberam o convite de Mário Cabral, Ministro da Educação da Guiné-Bissau, para colaborarem no desenvolvimento do programa nacional de alfabetização daquele país. A África deu a Paulo Freire e a seus colaboradores o campo prático para experiências pelas quais eles tinham esperado tanto.

Entre 1975 e 1980, Freire trabalhou também em São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Angola, ajudando os governos e seus povos a construírem suas nações recém-libertadas do jugo português, através de um trabalho de educação popular. Nesse período genebrino, Paulo Freire “andarilhou” muito por alguns países do continente africano, asiático, europeu, americano e da Oceania, exercendo atividades político-educativas em vários países dos cinco continentes, mas de modo especial na Austrália, Itália, Nicarágua, Ilhas Fiji, Índia, Tanzânia e os países de colonização portuguesa supracitada.

ATIVIDADES NO EXÍLIO
CHILE
(novembro de 1964 a abril de 1969)
- Assessor do Instituto de Desarollo Agropecuário e do Ministério da Educação do Chile.
- Consultor da UNESCO junto ao Instituto de Capacitación e Investigación em reforma Agrária do Chile. Neste país escreve Pedagogia do Oprimido que são resultado dos seus cinco primeiros anos de exílio e expressa suas vivências com a educação popular, de conscientização, libertação e justiça social.

ESTADOS UNIDOS (abril de 1969 a fevereiro de 1970)
- Professor convidado da Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachussetts, onde dava aulas sobre suas próprias reflexões.

GENEBRA (fevereiro de 1970 a março 1980)
- Consultor do Conselho Mundial das Igrejas - conselheiro educacional de governos do Terceiro Mundo;
- Presidente do Conselho Executivo do IDAC. Neste período Paulo Freire “andarilhou” pelos continentes africano, asiático e europeu.

O RETORNO DE UM EDUCADOR SEM FRONTEIRAS

E o dia do retorno chegou afinal. Em agosto de 1979, Paulo volta apenas por alguns dias ao Brasil. Em junho de 1980, ele volta com a família definitivamente, para atender ao convite para ser professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Volta não para Recife e Pernambuco, mas para a cidade de São Paulo, onde viverá toda a sua “vida de retorno do exílio”.

Quando já era um docente da PUC/SP, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Paulo foi nomeado professor da Universidade Estadual de Campinas. Nessa universidade ele participou da fundação do Centro de Estudos em Educação e Sociedade — CEDES.

Logo a seguir ele participará também da criação do Conselho Latino-Americano de Educação de Adultos, do qual será sempre o “Presidente Honorário”.

Aqueles foram momentos de um tempo de um duplo retorno: à volta ao seu amado Brasil e o retorno à vida de professor de sala-de-aula, atividade a que pouco ele pôde se dedicar quando no exílio na Europa, embora por algum tempo tenha lecionado na Universidade de Genebra. Nas salas de aula, Paulo Freire volta a conviver com estudantes.

E, de novo, colocam em prática suas ideias e seus valores pedagógicos de sempre. Ele foi um professor que vinha dizer a sua palavra sem impor os seus saberes, mas um docente-aprendente que se anunciava como alguém aberto a ouvir antes de falar e a aprender ensinando.

Da mesma maneira como muitos anos antes acontecera no início de sua carreira em Pernambuco, também em São Paulo o professor Paulo não limitou o seu trabalho universitário e de educador aos âmbitos da academia e do ensino superior. Ao contrário, a sua carreira continua a ser dirigida pelo desejo de dedicar-se à alfabetização e à educação das pessoas deixadas à margem da vida e da escola. Sua fidelidade mais intensa continuará sendo para com os grupos e movimentos populares.

Seu vínculo com os movimentos populares permaneceu sempre como uma prioridade de vida. Várias vezes Paulo Freire recusou convites de instituições de renome, no Brasil e no exterior, para não faltar a um compromisso assumido com algum movimento popular, mesmo que pequeno.

Em 1988 ele aceitou o convite de Luiza Erundina de Souza, prefeita eleita pelo mesmo foco com jovens e adultos. Partido dos Trabalhadores do qual Paulo Freire havia sido um dos fundadores e militantes, para ser o Secretário de Educação do Município de São Paulo. Tomou posse do cargo em 1º de janeiro de 1989.

Uma vez mais o professor Paulo estava às voltas com a alfabetização de jovens e de adultos. Ele e a sua nova equipe trabalharam intensamente na criação do MOVA – Movimento de Alfabetização. Em incontáveis locais populares da cidade de São Paulo e de sua periferia, um amplo programa solidário de educação de jovens e de adultos foi posto em marcha. Seu método de alfabetização, revisto e melhorado com a contribuição de outros especialistas em alfabetização e em educação de adultos volta a serem trabalhados, tantos anos depois das primeiras experiências no Nordeste.

A experiência do MOVA-SP se multiplicaria para outras regiões do país, de tal sorte que até hoje, em vários governos, ela é a escolhida como prioridade educacional na alfabetização e na educação de jovens e adultos, em parceria com organizações da sociedade civil.

Essa experiência do MOVA-SP, liderado por Paulo Freire, foi adquirindo novas faces. O Projeto MOVA-Brasil é um bom exemplo. Nasceu em 2003 como proposta da Petrobras em parceria com a Federação Única dos Petroleiros e o Instituto Paulo Freire, com o desafio de alfabetizar 40.000 alunos, formar 1.600 educadores em três anos e promover parcerias locais entre governos municipais, associações e sindicatos para o atendimento das comunidades.
Os diversos MOVAS criados pelo Brasil constituíram a Rede MOVA BRASIL, que, junto com o Fórum Nacional de Educação de Jovens e Adultos, tenta manter viva a proposta original de Paulo Freire. Em junho de 2005 foi realizado em Luziânia, muito perto de Brasília, o V Encontro Nacional da Rede MOVA BRASIL, um grande momento de reencontro de militantes da educação popular libertadora. No grande palco, um painel em cores deixava ver uma imagem de Paulo Freire, de corpo inteiro. A todo o momento ele era lembrado.

Em outubro de 1986, Paulo perdeu Elza, a companheira de vida e de trabalhos de educação, durante quarenta e dois anos. Elza fora uma professora de escola e, em vários momentos, Paulo Freire confessou o quanto devia a ela em suas ideias e em suas propostas de trabalho pedagógico.

Em março de 1988, ele se casou uma outra vez. Como em uma dessas histórias humanas e eternas de amor, Paulo reencontrou Ana Maria Araújo Hasche. Ela é filha de Aluízio Araújo, o professor que, muitos anos antes, facultou ao então adolescente Paulo a conclusão dos seus estudos escolares, no distante Recife da adolescência.

Paulo e Ana Maria se conheceram na infância dela e na juventude dele. Ao longo de suas vidas, eles se encontraram muitas vezes, pois foram sempre muito amigos. Quando ele era professor do Programa de Pós-graduação da “Católica de São Paulo”, ela foi novamente sua aluna e depois sua orientanda na elaboração de sua dissertação. Ao lado de Ana Maria – Nita, como ele a chamou sempre –, Paulo viveu os últimos 10 anos de sua vida até nos deixar.

No dia 2 de maio de 1997, Paulo Freire faleceu. Ele tinha 75 anos, antes de sua morte ele convivia com Nita, com os filhos e netos dela, seus filhos e netos e seus amigos, com uma tal alegria, com uma tão grande lucidez, com uma tamanha entrega ao trabalho, que parecia carregar bem menos anos de idade e fadigas de vida do que realmente tinha e vivia.

Logo após a sua morte, um jornal de Pernambuco publicou uma carinhosa caricatura. Um homem de longos cabelos e com as barbas brancas, de um olhar jovem e doce, aparece sentado numa cadeira apoiada em uma nuvem. Dois pequeninos anjos-crianças estão sobre as suas pernas. Com um livro nas mãos brancas de giz e por trás dos óculos inseparáveis, ele ensina os pequenos anjos a ler.

OBRAS
A obra de Paulo Freire compõe-se de livros escritos por ele e também em parceria com escritores brasileiros e de outros países, como seguem:

  • 1959Educação e atualidade brasileira. Recife: Universidade Federal do Recife, 139p. (tese de concurso público para a cadeira de História e Filosofia da Educação de Belas Artes de Pernambuco).
  • Paulo Freire. A propósito de uma administração. Imprensa Universitária; 1961.
  • 1963Alfabetização e conscientização. Porto Alegre: Editora Emma.
  • Paulo Freire. Educação como prática da liberdade. Paz e Terra; 2000. ISBN 978-85-219-0109-9
  • Paulo Freire; Raul Veloso; Luís Fiori. Educação e conscientização: extensionismo rural. CIDOC; 1968.
  • Paulo Freire. Extensão ou comunicação?. Paz e Terra; 2001. ISBN 978-85-219-0427-4.
  • Paulo Freire. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Paz e Terra; 2007. ISBN 978-85-7753-023-6.
  • Paulo Freire. Cartas a Guine-Bissau: registros de uma experiencia em processo. Paz e Terra; 1984.
  • Paulo Freire. Os cristãos e a libertação dos oprimidos. Edições Base; 1978
  • 1979Consciência e história: a práxis educativa de Paulo Freire (antologia). São Paulo: Loyola.
  • 1979Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 112 p.
  • 1979Multinacionais e trabalhadores no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 226 p.
  • 1980Quatro cartas aos animadores e às animadoras culturais. República de São Tomé e Príncipe: Ministério da Educação e Desportos, São Tomé.
  • 1980Conscientização: teoria e prática da libertação; uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 102 p.
  • 1981Ideologia e educação: reflexões sobre a não neutralidade da educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
  • 1982Sobre educação (Diálogos), Vol. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra ( 3 ed., 1984), 132 p. (Educação e comunicação, 9).
  • Paulo Freire; Antonio Faundez. Por uma pedagogia da pergunta. Paz e Terra; 2002
  • Paulo Freire; Adriano Nogueira; Débora Mazza. Fazer escola conhecendo a vida. Papirus; 1986
  • Paulo Freire; Sérgio Guimarães. Aprendendo com a própria história. Editora Paz e Terra; 2000. ISBN 978-85-219-0371-0
  • Paulo Freire; Adriano Nogueira; Debora Maza. Na escola que fazemos: uma reflexão interdisciplinar em educação popular. Edit. Vozes Ltda.; 1990. ISBN 978-85-326-0237-4.
  • Paulo Freire; Adriano Nogueira. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Vozes; 1989.
  • Paulo Freire. Paulo Freire conversando con educadores. Ed. Roca Viva; 1990.
  • Paulo Freire; Donaldo Pereira Macedo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Paz e Terra; 1990
  • Paulo Freire, A Educação na cidade. Cortez Editora; 1991.
  • Paulo Freire, A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Cortez; 2008
  • Paulo Freire. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Paz e Terra; 1997. ISBN 978-85-219-0010-8.
  • Paulo Freire, Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Olho d'Água; 2008
  • Paulo Freire, Política e educação: ensaios. Cortez Editora; 1993.
  • Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire, Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis, 2003, Editora UNESP, ISBN 978-85-7139-483-4
  • Paulo Freire, ‎Frei Betto, Essa escola chamada vida,1994, Ed. Ática, ISBN 978-85-08-02764-4
  • Myles Horton; Paulo Freire; Brenda Bell. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Vozes; 2003. ISBN 978-85-326-2815-2.
  • Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire, À sombra desta mangueira, Olho d'Agua. 1995, ISBN 978-85-85428-15-0.
  • Paulo Freire, Sérgio Guimarães, Moacir Gadotti, Pedagogia: diálogo e conflito,1986, Cortez Editora Autores Associados
  • Paulo Freire, Ira Schor, Medo e ousadia: o cotidiano do professor, 1997, Paz e Terra
  • Paulo Freire, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa,2009, Paz e Terra, ISBN 978-85-7753-015-1, Ver artigo Pedagogia da Autonomia
  • Paulo Freire, Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos , 2000, Editora Unesp, ISBN 978-85-7139-291-5
  • Paulo Freire, Sérgio Guimarães, A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, 2003, Paz e Terra, ISBN 978-85-219-0646-9

         Dentre eles as obras mais relevantes na educação Brasileira são:

1967 – Educação como prática da liberdade
     
         Neste livro, Freire expõe o método de alfabetização de adultos, destaca as experiências do método na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1962, onde 300 trabalhadores rurais foram alfabetizados em 45 dias.

1970 – Pedagogia do Oprimido

Paulo Freire descreve uma interessante discussão sobre a pedagogia de uma perspectiva do oprimido. Destaca que a luta pela libertação do homem, o qual é, semelhantemente à realidade histórica, um ser inconcluso, se dá num processo de crença e reconhecimento do oprimido em relação a si mesmo, enquanto homem de vocação para “ser mais”.

1992 – Pedagogia da Esperança
 

 É um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. As Primeiras palavras de Pedagogia da esperança mostram-nos claramente a convicção de Paulo Freire sobre a necessidade da esperança e do sonho para a existência humana e a necessária luta para fazê-la melhor.

1997 – Pedagogia da Autonomia


Freire introduz Pedagogia da autonomia explicando suas razões para analisar a prática pedagógica do professor em relação à autonomia de ser e de saber do educando. Enfatiza a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola.

2000 – Pedagogia da Indignação

Essa obra é dividida em duas partes. Na primeira, há três cartas pedagógicas em que o autor faz um desabafo de questões que o vem incomodando referente à educação e ao modo de educar. Na segunda, outros desabafos sobre assuntos que também orientam e interferem na educação e na construção crítica e ativa do sujeito.


CRONOLOGIA

1921 - Paulo Freire nasce em Recife, no dia 19 de setembro.
1927 - Entram, já alfabetizados, para a escolinha particular da professora Eunice Vasconcelos.
1931 - Mudança para Jaboatão dos Guararapes/PE.
1934 - Morte do pai quando Paulo tinha 13 anos.
1937 a 1942 - Cursa o Ensino Secundário no Colégio Osvaldo Cruz, do Recife, onde teve seu primeiro emprego, tornando-se, em 1942, professor de língua portuguesa do mesmo.
1943 - Ingressam na Faculdade de Direito do Recife.
1947 -  Forma-se Bacharel em Direito.
1944 - Casa-se com Elza Maia Costa de Oliveira.
1947 - Assume a Diretoria da Divisão de Educação e Cultura, do SESI-Pernambuco.
1952 - Nomeado Professor Catedrático da Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Recife.
1954 - Foi nomeado Diretor Superintendente do Departamento Regional de Pernambuco do SESI-PE, cargo que ocupou até outubro de 1956.
1960 - Defende tese e obtém o título de Doutor em Filosofia e História da Educação.
1961 - Foi-lhe conferido o título de Livre Docente da Faculdade de Belas Artes. Tendo perdido o cargo de docente desta Escola, foi nomeado Professor Assistente de Ensino Superior, de Filosofia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade do Recife.
1962 - Cria e foi o primeiro Diretor do Serviço de Extensão Cultural, da Universidade do Recife.
1963 - Realiza a Experiência de Alfabetização de Angicos/RN. Cria as bases do Programa Nacional de Alfabetização, do Governo João Goulart.
1964 - Golpe Militar extingue o Programa Nacional de Alfabetização. Prisão no Recife. Asilo na Embaixada da Bolívia, no Rio de Janeiro. Em setembro parte para a Bolívia. Em novembro segue para o Chile.
1965 - Publica o livro Educação Como Prática da Liberdade.
1967 a 1968 - Escreve no Chile o livro Pedagogia do Oprimido.
1969 - Muda-se para Cambridge, Massachussetts, USA.
1970 - Transfere-se para Genebra, Suíça, para trabalhar no Conselho Mundial das Igrejas, passa a “andarilhar” pelos cinco continentes.
1971 - Funda, com outros exilados, o Instituto de Ação Cultural (IDAC), em Genebra. dedica-se de modo especial ao trabalho de educação em alguns países africanos.
1979 - Obtêm seu primeiro passaporte e visita São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
1980 - Retorna ao Brasil, para lecionar na PUC/SP e na Unicamp.
1981 - Participa da fundação do Vereda - Centro de Estudos em Educação, em São Paulo.
1982 - Publica A importância do ato de ler em três artigos que se completam, livro que mereceu, em julho de 1990, o “Diploma de Mérito Internacional”, concedido pela “International Reading Assocition”, na Suécia. Deste ano até 1992, escreve os “livros falados”, isto é, livros nos quais, estimulado por outros educadores, narrava a sua vida e explicitava as suas reflexões.
1986 - Recebe o Prêmio UNESCO da Educação para a Paz. No dia 24 de outubro morre sua primeira esposa, Elza Maia Costa de Oliveira.
1987 - Passa a integrar o júri internacional da UNESCO, que escolhe e premia as melhores experiências de alfabetização do mundo.
1988 - No dia 27 de março, casa-se em cerimônia religiosa, no Recife, com Ana Maria Araújo Hasche e, em 19 de agosto, em cerimônia civil, quando ela passa a assinar Freire.
1989 - Assume o cargo de Secretário de Educação da cidade de São Paulo.
1991 - Afasta-se da SMED-SP para escrever livros. Retorna a lecionar na PUC/SP. Demite-se da UNICAMP.
1988 a 1997 - Volta depois de 10 anos a escrever livros autorais: Pedagogia da Esperança. Cartas a Cristina: reflexões sobre a minha vida e minha práxis. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Política e educação. À sombra desta mangueira e Pedagogia da Autonomia, além de outros com diversos educadores. e inúmeros artigos e conferências.
1997 - Faleceu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no dia 02 de maio, vítima de um infarto agudo do miocárdio. Deixou cinco filhos e viúva. Paulo Freire participou durante a sua vida de fóruns e debates. Realizou milhares de palestras e conferências. Deu pareceres sobre os mais diversos assuntos. Concedeu entrevistas para jornais, revistas e televisão. Envolveu-se nos movimentos sociais progressistas, entre muitas outras atividades como militante e como intelectual. Recebeu prêmios, títulos e homenagens em todo o mundo, entre estas 39 títulos de Doutor Honoris Causa, dos quais cinco entregues à sua viúva.

A partir de 2000, a sua viúva Ana Maria Araújo Freire, na qualidade de sucessora legal da obra de Paulo Freire, organizou seus textos inéditos, nomeou-os e publicou na “Série Paulo Freire”, da qual é diretora: Pedagogia da Indignação, Pedagogia dos Sonhos Possíveis e Pedagogia da Tolerância.