6/12/2016

A ORIGEM DO DIA DOS NAMORADOS


É de provável origem em um festejo romano, no dia 15 de fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.
O feriado romântico ou o dia dos namorados judaico: desde tempos bíblicos, o 15º dia do mês hebreu de Av tem sido celebrado como o Feriado do Amor e do Afeto. Em Israel, tornou-se o feriado das flores, porque neste dia é costume dar flores de presente a quem se ama.

História do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)

No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”. Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.

Contudo o dia dos Namorados foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor". A intenção de Dória era criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados realizado nos Estados Unidos.

NAMORAR esta palavra vem da expressão Espanhola estar en amor, que acabou formando o verbo enamorar, que originou o nosso namoro. Que significa: Apaixonar, encantar, enlevar e extasiar-se.

Por este motivo não concordo com o termo namorar, pois remete a PAIXÃO, eu prefiro CORTEJAR, que é praticar a corte, ter um relacionamento afetivo sério a fim de levar a uma aliança mais consolidada, que tem como objetivo o casamento, que é uma aliança em que assumimos o verdadeiro amor!

AMOR NÃO É UM SENTIMENTO, É UMA DECISÃO!