A infância é um termo moldado historicamente, que continua em constante transformação, respeitando a época e a cultura local. Já ser criança é algo natural e biológico, é uma fase da vida na qual todo ser humano deve passar, pois ser criança é diferente de ter infância. Hoje compreendemos a necessidade que a criança tem de viver a sua infância, de criar, investigar, explorar, descobrir, isto sendo primordial no processo educacional, não pode ser omitido, ela precisa desenvolver suas capacidades e habilidades, se descobrindo, observando, estabelecendo vínculos e valores significativos, podendo ter a liberdade de exploração individual e social.
"Criança não trabalha, criança dá trabalho!"
A criança definitivamente não é um adulto em miniatura, não deve ter preocupações de trabalhar ou ser responsável por sua família, por sustentá-la, não deve perder seu "tempo de brincar" ocupado por diversas atividades, que podam sua infância... Só porque a criança imita seus pais, eles não devem vesti-la ou tratá-la como adulto.
Ser criança é ter respeito e liberdade de aprender, e pensando dentro desta perspectiva vemos a fundamental importância da conscientização do professor na Educação Infantil, que deve proporcionar a criança a sua infância, no saber EDUCAR, saber BRINCAR e no saber CUIDAR!
Ser criança é ter respeito e liberdade de aprender, e pensando dentro desta perspectiva vemos a fundamental importância da conscientização do professor na Educação Infantil, que deve proporcionar a criança a sua infância, no saber EDUCAR, saber BRINCAR e no saber CUIDAR!
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