1/10/2014

Avaliação


Durante muito tempo, a avaliação foi considerada como um instrumento para medir e qualificar de maneira excludente os estudantes, hoje, com uma visão mais ampla sobre o assunto é possível assumir novas praticas avaliativas, não apenas por meio de notas ou conceitos, mas se considerando os objetivos e as finalidades que foram alcançadas. Esta prática reflexiva e crítica é fruto das discussões e das pesquisas apresentadas até a presente data, como seguem:

¡    Jussara Hoffman aborda a avaliação mediadora, em que tem com base o “transmitir, verificar e registrar”, para ela o avaliar é detectar os conteúdos assimilados e fazer os registros, para assim avaliar todo o processo de aprendizagem.

¡        Celso Vasconcellos também defende a avaliação mediadora, e acrescenta que deve haver uma transformação na avaliação, que não se restringe ao professor, esta envolve toda organização escolar, a avaliação deve ser fruto do trabalho coletivo para que esta seja inclusiva.

¡    Philippe Perrenoud traz a avaliação formativa, na qual afirma que temos que avaliar para superar, que é desenvolver nos alunos a competência ou a habilidade de resolver problemas por meio do saber, a avaliação nos mostrará se o aluno sabe usar essas ferramentas e como podemos ajudá-los a superar desafios. Completa ainda: “uma verdadeira avaliação formativa só é possível no âmbito de pedagogias fortemente diferenciadas, até mesmo de pedagogias formais de domínio”.

¡        Edgar Morin nos apresenta os 7 saberes que abordam noções de multiplicidade e diversidade, na prática se propõe uma redefinição dos currículos que integram os saberes, integrar disciplinas, reorganizar o pensamento, abrir outros campos para os saberes, recusa a separação entre a razão e a emoção e finalmente estimular o dialogo entre diferentes. O professor, para Morin, deve se auto avaliar e reavaliar suas praticas, o aluno deve se avaliar, e juntos diariamente se avaliam trazendo uma avaliação continua, exclusiva e única.

¡      Jacques Delors diz que para avaliar é necessário aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.

¡    Antoni Zabala enfatiza que o avaliar é indispensável, se é avaliado continuamente, pois esta tem como objetivo verificar as competências adquiridas pelo aluno, o que ele deve aprender e o que ele ainda não sabe, para que desta maneira o professor possa intervir como mediador do conhecimento.


Sim, estas teorias são maravilhosas, e já são reafirmadas a tempos, mas, infelizmente, parece que o Estado e as instituições escolares se recusam a ver.

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