O que é um Projeto Didático?
A palavra PROJETO deriva de projetar que é criar soluções práticas para solucionar ou visualizar problemas do dia a dia, projetar é planejar atingir o alvo.
Projeto Didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolve uma situação-problema. Seu objetivo é articular Propósitos Didáticos (o que os alunos devem aprender) e Propósitos Sociais (produto final). Além de dar um sentido mais amplo às práticas escolares, o Projeto evita a fragmentação dos conteúdos e torna os alunos corresponsáveis pela própria aprendizagem.
Sempre o Projeto deve partir do interesse ou de uma curiosidade apresentada pela criança, o professor deve sondar as crianças e ver se realmente as crianças querem saber sobre o assunto ou se foi apenas um devaneio passageiro, nossa tarefa é desenvolver metodologias sobre os conteúdos que responderão estes questionamentos. O planejamento deve ser flexível, mas sempre partir de uma dúvida (do aluno ou do professor) e chegar ao objetivo que suprirá ao questionamento.
O Projeto nos permite fazer o aprofundamento em áreas mais específicas, ou abordando outras áreas relacionadas ao tema, que já partiu de uma problemática ou uma dúvida de um interesse coletivo, trazendo algo significativo realmente para os alunos e por este motivo os Projetos Didáticos podem favorecer uma Educação Infantil de qualidade, porque tornará o aluno curioso, o fará um pesquisador, um investigador mais crítico e atento ao mundo que o rodeia. O produto final, que trará mais auto confiança e autonomia ao aluno, poderá agregar a participação dos pais para vivenciar a aprendizagem dos filhos.
Como fazer um Projeto Didático (não necessariamente nesta ordem):
- TEMA - delimitar e conhecer bem o assunto que será estudado e pesquisá-lo previamente.
- JUSTIFICATIVA - é o porquê de seu projeto, a problemática, de onde partiu a ideia, quais são os pressupostos teóricos que justificarão a importância do projeto.
- PUBLICO ALVO - a idade, ano ou série trabalhada.
- OBJETIVOS - são os conhecimentos que se espera serem aprendidos ou atingidos pelos alunos. É escolher uma meta de aprendizagem principal e outras secundárias que atendam as necessidades de aprendizagem
- PROCEDIMENTO - são os meios ou ferramentas que serão utilizados (roda de conversa, aula passeio, filmes, leituras, experimentos, vídeos, pesquisas, etc.), selecionar previamente os recursos e materiais que serão usados.
- TEMPO ESTIMADO/ CRONOGRAMA - estruturar prazos para cada atividade, quantas aulas, dias, ou semanas, ou meses, e o que fará em cada um deles, delimitando a duração total do trabalho.
- PLANEJAMENTO DE ETAPAS - relacionar uma etapa à outra, em uma complexidade crescente, que vai do mais simples ao mais complexo até atingir o objetivo desejado.
- APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA - deixar claro para a sala os objetivos sociais do trabalho e quais os próximos passos.
- CONTEÚDOS - quais serão as matérias, os conteúdos curriculares abordados, e como ampliar os conhecimentos dos alunos partindo de seus conhecimentos prévios, ou seja, ter clareza do que as crianças conhecem e desconhecem sobre o tema e os conteúdos do trabalho.
- ENCAMINHAMENTO - se preparar/ antecipar quais serão os questionamentos que você fará para instigar os alunos para encaminhá-los as atividades.
- AGRUPAMENTOS - prever quais serão os momentos coletivos, em grupo, em trios, em duplas e individuais.
- REGISTRO - como será registrado os avanços do projeto, anotações, fotografias, etc.
- PRODUTO FINAL - São as apresentações, seminários ou exposições de resultados dos alunos para os pais, todo corpo escolar e comunidade. Este deve dar visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos.
- AVALIAÇÃO - prever critérios avaliativos e a participação de cada individuo ao longo do trabalho, é saber como será avaliado, se os resultados foram alcançados, para assim se dar o encerramento do Projeto.
O que Miguel Zabalza afirma para que haja segurança na qualidade do trabalho na Educação Infantil, incentivando também o repensar em nossa ação educativa partindo de dados simples, mas que ampliarão a qualidade e o ensino de nossas crianças, pensando na organização dos espaços, aspectos emocionais, no planejamento, na linguagem, no desenvolvimento das capacidades, nas rotinas estáveis,nos materiais, no sistema avaliativo, pensando também no atendimento individual à criança, e trazendo informação para a escola a família e toda comunidade do educando.
Não confunda com Projeto Didático:
Sequência de Atividades são uma sequência de aulas arquitetadas estrategicamente afim de chegar a um objetivo partindo de algo menos complexo até chegar ao mais complexo, com objetivos definidos e específicos, que envolvem desafios em diferentes graus.
Atividades Permanentes são as necessidades/ cuidados diários como a higiene, hidratação e alimentação, algumas instituições propõe como atividades permanente a roda de conversa (diária) e brinquedos (uma vez por semana) por exemplo. Esta deve propor aprendizagem e prazer para as crianças, os conteúdos necessitam ter uma constância que enriqueça suas experiências e que permitam que as crianças tenham liberdade, façam escolhas dentro de uma diversidade de materiais.
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