Estamos em um novo
século, com uma nova sociedade da informação, com novo formato de receber e
transmitir informação com muito mais eficácia e rapidez.
“a aprendizagem pode se dar com o envolvimento integral do indivíduo, isto é, do emocional, do racional, do seu imaginário, do intuitivo, do sensorial em interação, a partir de desafios, da exploração de possibilidades, do assumir de responsabilidades, do criar e refletir juntos.” (Kenski, Vani)
“a aprendizagem pode se dar com o envolvimento integral do indivíduo, isto é, do emocional, do racional, do seu imaginário, do intuitivo, do sensorial em interação, a partir de desafios, da exploração de possibilidades, do assumir de responsabilidades, do criar e refletir juntos.” (Kenski, Vani)
"Com
a chegada da Internet defrontamos-nos com novas possibilidades, desafios e
incertezas no processo de ensino-aprendizagem.
Como aprender com tecnologias que vão se tornando cada vez mais sofisticadas,
mais desafiadoras? Ensinar é gerenciar a seleção e organização da informação para
transformá-la em conhecimento e sabedoria, em um contexto rico de comunicação.
Não podemos ver a Internet como solução mágica para modificar profundamente a
relação pedagógica, mas ela pode facilitar como nunca antes, a pesquisa
individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de alunos
com alunos, de professores com alunos. A Internet propicia a troca de
experiências, de dúvidas, de materiais, as trocas pessoais, tanto de quem está
perto como longe geograficamente. A Internet pode ajudar o professor a preparar
melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de
avaliação e de comunicação com o aluno e com os seus colegas."
(José Manuel Moran)
Dentro desta realidade, delineiam os desafios da escola sobre as (Tecnologias da Informação e Comunicação) na tentativa de responder como ela poderá contribuir para que as crianças e adolescentes se tornem usuários criativos e críticos destas ferramentas, e das informações por elas transmitidas, evitando que se tornem meros consumidores compulsivos de novas representações e velhos clichês (Belloni, Maria Luiza).
(José Manuel Moran)
Dentro desta realidade, delineiam os desafios da escola sobre as (Tecnologias da Informação e Comunicação) na tentativa de responder como ela poderá contribuir para que as crianças e adolescentes se tornem usuários criativos e críticos destas ferramentas, e das informações por elas transmitidas, evitando que se tornem meros consumidores compulsivos de novas representações e velhos clichês (Belloni, Maria Luiza).
Para ensinar esta geração de alunos
devemos nos apropriar de seu mundo e seus interesses, e ensinar-lhes, também,
por meio da tecnologia, para tanto fique por dentro de alguns conceitos:
· Educomunicação: é o educar através da comunicação.
· Zapear: é mudar rápida e repetidamente de canais/ sites/ freqüência/ folhas de forma a encontrar algo interessante para ver/ ouvir/ ler.
· Ciberespaço: é o território que se forma quando seus computadores estão conectados.
· Cibercultura: é a democratização da cultura, não é apenas o receptor de conteúdo/ informação, mas também se pode ser um emissor, ou ainda produtor de cultura.
· Capitalismo informacional: quem tem a informação tem o poder, e o que gera o poder é o domínio que se tem da informação, e a intenção como a mesma é transmitida. (ALERTA: Toda informação possui uma intenção, por isso nosso dever é ser e formar pessoas pensantes e críticas sobre determinadas perspectivas, para que assim haja a autonomia racional, não pensando como a massa).
Se trabalhar com as tecnologias na educação não é
algo fácil, nem simples, esta requer muita responsabilidade de aperfeiçoar as
compreensões de mundo e cultura dos alunos, mesclando ao desenvolvimento
continuo com informações sobre o mundo, história, e outras matérias,
expressando-se de modo significativo,
com elementos singulares, que serão avaliados conforme os objetivos forem sendo
alcançados. Ao se trabalhar com um projeto adequadamente Kenski constata:
“Diante das reflexões
que permeiam o assunto caracterizado e considerando a importância do
fenômeno da educomunicação na sociedade, e quanto a mídia é imprescindível, pois oferece valiosas perspectivas nos rumos educacionais e continuará
acrescentar no desenvolvimento da educação”
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