1/05/2014

Tecnologia e o Ensino-Aprendizagem


Estamos em um novo século, com uma nova sociedade da informação, com novo formato de receber e transmitir informação com muito mais eficácia e rapidez. 

“a aprendizagem pode se dar com o envolvimento integral do indivíduo, isto é, do emocional, do racional, do seu imaginário, do intuitivo, do sensorial em interação, a partir de desafios, da exploração de possibilidades, do assumir de responsabilidades, do criar e refletir juntos.” (Kenski, Vani)

"Com a chegada da Internet defrontamos-nos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino-aprendizagem. Como aprender com tecnologias que vão se tornando cada vez mais sofisticadas, mais desafiadoras? Ensinar é gerenciar a seleção e organização da informação para transformá-la em conhecimento e sabedoria, em um contexto rico de comunicação. Não podemos ver a Internet como solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas ela pode facilitar como nunca antes, a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos, de professores com alunos. A Internet propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, as trocas pessoais, tanto de quem está perto como longe geograficamente. A Internet pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com os seus colegas."
(José Manuel Moran)


Dentro desta realidade, delineiam os desafios da escola sobre as  (Tecnologias da Informação e Comunicação) na tentativa de responder como ela poderá contribuir para que as crianças e adolescentes se tornem usuários criativos e críticos destas ferramentas, e das informações por elas transmitidas, evitando que se tornem meros consumidores  compulsivos de novas representações e velhos clichês (Belloni, Maria Luiza).

Para ensinar esta geração de alunos devemos nos apropriar de seu mundo e seus interesses, e ensinar-lhes, também, por meio da tecnologia, para tanto fique por dentro de alguns conceitos:

· Educomunicação: é o educar através da comunicação.

· Zapear: é mudar rápida e repetidamente de canais/ sites/ freqüência/ folhas de forma a encontrar algo interessante para ver/ ouvir/ ler.

· Ciberespaço: é o território que se forma quando seus computadores estão conectados.

· Cibercultura: é a democratização da cultura, não é apenas o receptor de conteúdo/ informação, mas também se pode ser um emissor, ou ainda produtor de cultura.

· Capitalismo informacional: quem tem a informação tem o poder, e o que gera o poder é o domínio que se tem da informação, e a intenção como a mesma é transmitida. (ALERTA: Toda informação possui uma intenção, por isso nosso dever é ser e formar pessoas pensantes e críticas sobre determinadas perspectivas, para que assim haja a autonomia racional, não pensando como a massa).

Se trabalhar com as tecnologias na educação não é algo fácil, nem simples, esta requer muita responsabilidade de aperfeiçoar as compreensões de mundo e cultura dos alunos, mesclando ao desenvolvimento continuo com informações sobre o mundo, história, e outras matérias, expressando-se de modo significativo, com elementos singulares, que serão avaliados conforme os objetivos forem sendo alcançados. Ao se trabalhar com um projeto adequadamente Kenski constata:

“Diante das reflexões que permeiam o assunto caracterizado e considerando a importância do fenômeno da educomunicação na sociedade, e quanto a mídia é imprescindível, pois oferece valiosas perspectivas nos rumos educacionais e continuará acrescentar no desenvolvimento da educação”

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