1/02/2014

Resenha do texto: “Quatro Letras: A língua do mundo”


Desde o início da humanidade, os homens pré-históricos, já tinham um olhar aguçado apara as artes, com um espírito criativo, com uma visão sensível de expressar tudo o que lhe rodeava, sentia, desejava, ou por algum motivo ansiasse se comunicar o fazia por meio de pictogramas, pinturas rupestres, ou como é conhecido na atualidade o grafite, que retrataram uma época, na qual ainda não havia palavra.

Como seres humanos somos seres simbólicos, em que temos a capacidade mental de simbolizar a nossa interpretação, que somos reprodutores, criadores e coadjuvantes de diversas formas de linguagem, esta que é um sistema de signos, pode ser expressa como uma linguagem oral (fala), linguagem auditiva (buzina de um veículo automotivo), linguagem tátil (abraço), linguagem olfativa (o cheiro de um ambiente limpo e bem cuidado), linguagem gustativa (o gosto do bem casado no dia de seu casamento), linguagem gráfica (escrita), linguagem musical (música, dança), linguagem cênica (pintura, cinema, escultura, foto, etc.). A linguagem estabelece uma comunicação por meio de signos entre o emissor e o receptor, e o signo é a interpretação simbólica de algo que é representado por um sinal, símbolo, ou pela linguagem utilizada, na qual podemos chamar de linguagem da arte, que por sua vez é uma forma de criação de linguagem.


Concluo que a arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história, seu tempo e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias linguagens: pintura, teatro, dança, música, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário