1/10/2014

Ciências da Matemática


          Não há melhor maneira de ensinar ciências ou matemática para uma criança do que na pratica, seguem alguns exemplos de como ensinar:

NÚMEROS
1ª etapa: a criança precisa aprender a contagem de 1 a 9 e pode ser ensinado através de musicas (indiozinho) é uma forme de ensinar na sequencia numérica. Se a criança não souber a ordem não adianta tentar ensinar os símbolos numéricos, é preciso saber que a parte oral vem antes da escrita.

2ª etapa: o algarismo significa quantidade, como por exemplo o 3,  ela precisa saber que é um número, ela precisa saber que este simbolo representa quantidade e associar o simbolo a quantidade determinada por ele: 3=  &&&.

3ª etapa: correspondência biunívoca (fazer a criança corresponder, ou seja,  que ela saiba que cada objeto que pego é um número e saber falar/ identificar o número  correspondente ao objeto que eu peguei).

Para a criança aprender ela precisa de frequência de aulas e que pode utilizar diversas formas de contar como: os amiguinhos que faltaram, quantos vieram, quantos degraus na escada, etc.

A criança precisa ter contato com os números todos os dias e a todo tempo, pois na educação infantil se trabalha com a matemática com exemplos concretos que tenham significados para as crianças, e elas podem aprender por meio de repetição e memorização por meio de uma sequencia linear SEMPRE do mais fácil para o mais difícil.

Podem ser utilizados para ensinar jogo da memoria (trabalha o reconhecimento e memorização),  dominó de números (trabalha com soma) etc...


ESPAÇOS: CONHECIMENTO GERAL DE ESPAÇO
É tudo que indica posiçao embaixo, em cima, alto, brincadeiras atraves dos movimentos danças, brincadeiras como vivo morto perto longe etc...
A criança precisa saber o ponto de referencia, pode esta perto da mesa e longe da porta.  
Lateralidade pertence ao espaço, mas é o ultimo assunto a ser passado.
Espaço é preciso saber:
posiçao de objetos e pessoas distribuiçao em um ambiente com crianças de 0 a 3 anos é usado o esquema corporal quem é ela e o quanto ela ocupa no espaço.


GRANDEZAS
Trabalhar  conceito grande e pequeno tamanhos somente depois que estiver claro para a criança o que é pequeno e grande que pode incluir o medio e depois mais objetos ate chegar a 5 produtos. Pode ser comparados tamanho de pessoas comparar coisas como o lapis a caneta é necessario que ela saiba que para medir (exemplo usado pelo Luciano) moldes de maozinhas  grudar uma na outra e com isso medir tudo e que nao se deve medir algo muito grande para que a criança nao se perca.


MEDIDAS A criança pode usar moldes de maozinhas para medir pode se usar moldes peq med e grande podendo medir as mesas entro outras coisas e com isso averiguar a quantidade de moldes usados. As medidas nem sempre dao exatas e nem sempre da certo.


                                                    MATERIAIS PEDAGÓGICOS 
JOGOS VIRTUAIS
O primeiro amplia o aprendizado da criança em relação do "maior e menor", contribui também na identificação das cores; já o segundo, auxilia a criança na utilização das formas geométricas e também na identificação das cores. Estes jogos são:
  
        · Ábaco 
O ábaco é trabalhado com a criança da educação Infantil somente com as unidades (1 ao 9). O intuito deste jogo é a forma com que é manuseada as peças.

Esta aprendizagem é uma maneira de envolver a criança, ou seja, fazer com que esta perceba que é possível aprender matemática de forma lúdica.
·      
      ·  Blocos lógicos 
É necessária na Educação Infantil a vivência das crianças com os blocos lógicos, pois auxilia no aprendizado e desenvolvimento das mesmas. Os atributos dos blocos lógicos são:
-três cores (vermelho amarelo e azul);
-tamanhos diferentes;
-espessuras diferentes (fino /grosso);
-quatro formas geométricas (retângulo, quadrado, círculo e triângulo)


BRINQUEDOS DE MONTAR
    ·  TANGRAN ensina a geometria como anglos lados características de formas geométricas, ele é um quebra cabeça chines que possui 7 peças.  

    ·  LIGUE-LIGUE desenvolve a coordenação motora, socialização, imaginação, paciência e favorece a elaboração de estrategias para uma melhor aprendizagem,  ele  varia de tamanho e encaixe conforme a idade da criança.

    ·  QUEBRA-CABEÇA desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos. Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que este brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho psicológico.

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