Não há melhor maneira de ensinar ciências ou matemática para uma criança do que na pratica, seguem alguns exemplos de como ensinar:
NÚMEROS
1ª etapa: a criança
precisa aprender a contagem de 1 a 9 e pode ser ensinado através de musicas
(indiozinho) é uma forme de ensinar na sequencia numérica. Se a criança não souber a ordem não adianta tentar
ensinar os símbolos numéricos, é preciso saber que a parte oral vem antes da escrita.
2ª etapa: o algarismo significa quantidade, como por exemplo o 3, ela precisa saber que é um número, ela precisa saber que este simbolo representa quantidade e associar o simbolo a quantidade determinada por ele: 3=
&&&.
3ª etapa: correspondência biunívoca (fazer a criança corresponder, ou seja, que ela saiba que cada objeto que pego é um número e
saber falar/ identificar o número correspondente ao objeto que eu peguei).
Para a criança aprender ela precisa de frequência de aulas e que pode utilizar diversas formas de contar como: os amiguinhos que faltaram, quantos vieram, quantos degraus na escada, etc.
A criança precisa ter contato com os números todos
os dias e a todo tempo, pois na educação infantil se trabalha com a matemática com exemplos concretos que tenham significados para as crianças, e elas podem aprender por meio de repetição e memorização por meio de uma sequencia linear SEMPRE do mais fácil para o mais difícil.
Podem ser utilizados para ensinar jogo da memoria
(trabalha o reconhecimento e memorização), dominó de números (trabalha com soma) etc...
ESPAÇOS: CONHECIMENTO
GERAL DE ESPAÇO
É tudo que indica posiçao embaixo, em cima, alto,
brincadeiras atraves dos movimentos danças, brincadeiras como vivo morto perto
longe etc...
A criança precisa saber o ponto de referencia, pode
esta perto da mesa e longe da porta.
Lateralidade pertence ao espaço, mas é o ultimo
assunto a ser passado.
Espaço é preciso saber:
posiçao de objetos e pessoas distribuiçao em um
ambiente com crianças de 0 a 3 anos é usado o esquema corporal quem é ela e o
quanto ela ocupa no espaço.
GRANDEZAS
Trabalhar conceito grande e pequeno tamanhos
somente depois que estiver claro para a criança o que é pequeno e grande que
pode incluir o medio e depois mais objetos ate chegar a 5 produtos. Pode ser
comparados tamanho de pessoas comparar coisas como o lapis a caneta é
necessario que ela saiba que para medir (exemplo usado pelo Luciano) moldes de
maozinhas grudar uma na outra e com isso medir tudo e que nao se deve
medir algo muito grande para que a criança nao se perca.
MEDIDAS A criança pode
usar moldes de maozinhas para medir pode se usar moldes peq med e grande
podendo medir as mesas entro outras coisas e com isso averiguar a quantidade de
moldes usados. As medidas nem sempre dao exatas e nem sempre da certo.
MATERIAIS PEDAGÓGICOS
JOGOS VIRTUAIS
O primeiro amplia o aprendizado da criança em relação do "maior e menor", contribui também na identificação das cores; já o segundo, auxilia a criança na utilização das formas geométricas e também na identificação das cores. Estes jogos são:
· Ábaco
O ábaco é trabalhado com a criança da educação Infantil somente com as unidades (1 ao 9). O intuito deste jogo é a forma com que é manuseada as peças.
O ábaco é trabalhado com a criança da educação Infantil somente com as unidades (1 ao 9). O intuito deste jogo é a forma com que é manuseada as peças.
Esta aprendizagem é uma maneira de envolver a criança, ou seja, fazer com que esta perceba que é possível aprender matemática de forma lúdica.
·
· Blocos lógicos
É necessária na Educação Infantil a vivência das crianças com os blocos lógicos, pois auxilia no aprendizado e desenvolvimento das mesmas. Os atributos dos blocos lógicos são:
· Blocos lógicos
É necessária na Educação Infantil a vivência das crianças com os blocos lógicos, pois auxilia no aprendizado e desenvolvimento das mesmas. Os atributos dos blocos lógicos são:
-três cores (vermelho amarelo e azul);
-tamanhos diferentes;
-espessuras diferentes (fino /grosso);
-quatro formas geométricas (retângulo, quadrado, círculo e triângulo)
-tamanhos diferentes;
-espessuras diferentes (fino /grosso);
-quatro formas geométricas (retângulo, quadrado, círculo e triângulo)
BRINQUEDOS DE MONTAR
· TANGRAN ensina
a geometria como anglos lados características de formas geométricas, ele é um
quebra cabeça chines que possui 7 peças.
· LIGUE-LIGUE desenvolve a coordenação motora, socialização, imaginação, paciência e favorece a elaboração de estrategias para uma melhor aprendizagem, ele varia de tamanho e
encaixe conforme a idade da criança.
· QUEBRA-CABEÇA desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos. Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que este brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho psicológico.
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