8/01/2014

Resenha do livro Pedagogia da Esperança (Paulo Freire)


“Todos nós sabemos alguma coisa, todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre.”

O aprendizado do educando antecipa a vida escolar, isso deve ser levado em consideração, é necessário para que isso aconteça o diálogo e a participação da família em uma construção educativa conjunta.

Urgência: a democratização da escola, pois a linguagem democrática é o caminho de intervenção da cidadania e para superação do sectarismo ( visões extremistas: elitismo e basismo).

O processo de conhecer e aprender nascem entre o educando e a sua relação com o mundo, a prática educativa é um ato político (tem propósitos sociais) e ético, com foco na transformação da sociedade.

Os educadores: precisam conhecer as experiências e culturas da escola, como educadores progressistas que desvelam as possibilidades para a esperança sendo tolerantes, transparentes, críticos e éticos (sabendo analisar, comparar, avaliar e mediar).

MULTICULTURALIDADE, as culturas devem ter o seu espaço singular dentro da escola.

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