"Toda
curiosidade de saber exige uma reflexão crítica e prática"
A educação é uma prática progressista
e educativo-crítica, ou seja, deve-se sair da ingenuidade para a crítica e só assim
se chega à autonomia!
O ensinar exige
criticidade, ética e estética, ser exemplo, risco a rejeição, reflexão crítica,
e respeito identidade cultura.
O professor que sabe que ensinar
não é transferir conhecimento esta consciente que somos seres inacabados,
condicionados, que precisamos de autonomia, bom senso, tolerância e luta para
apreensão da realidade, alegria, esperança, curiosidade e entende que a mudança
é possível!
Ensinar é uma especificidade humana que deve
ter competência, comprometimento, intervenção no mundo, liberdade e autoridade,
decisões conscientes, saber escutar (de maneira democrática e afetiva), saber
que a educação é ideológica, ter disponibilidade para o diálogo e querer bem
aos educandos.
A prática educativa pressupõe a
afetividade, a alegria, a capacidade cientifica do educador, e o domínio técnico
à serviço da mudança.
O educador precisa
acreditar em suas competências, ser inclusivo e consciente.
"Educador e educando vão se transformando em sujeitos da construção e reconstrução do saber"
"Educador e educando vão se transformando em sujeitos da construção e reconstrução do saber"
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