8/01/2014

Resenha do livro Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa (Paulo Freire)


"Toda curiosidade de saber exige uma reflexão crítica e prática"

       A educação é uma prática progressista e educativo-crítica, ou seja, deve-se sair da ingenuidade para a crítica e só assim se chega à autonomia!

       O ensinar exige criticidade, ética e estética, ser exemplo, risco a rejeição, reflexão crítica, e respeito identidade cultura.

       O professor que sabe que ensinar não é transferir conhecimento esta consciente que somos seres inacabados, condicionados, que precisamos de autonomia, bom senso, tolerância e luta para apreensão da realidade, alegria, esperança, curiosidade e entende que a mudança é possível!

       Ensinar é uma especificidade humana que deve ter competência, comprometimento, intervenção no mundo, liberdade e autoridade, decisões conscientes, saber escutar (de maneira democrática e afetiva), saber que a educação é ideológica, ter disponibilidade para o diálogo e querer bem aos educandos.

       A prática educativa pressupõe a afetividade, a alegria, a capacidade cientifica do educador, e o domínio técnico à serviço da mudança.

       O educador precisa acreditar em suas competências, ser inclusivo e consciente.

"Educador e educando vão se transformando em sujeitos da construção e reconstrução do saber"

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