O
livro fala obre a precariedade que esta as escolas no Brasil.
Muitos
acreditam que na escola esta o futuro do seus filhos; mas infelizmente não é o
que acontece. Tanto os pais, como os professores estão desmotivados e
decepcionados com as escolas publicas no Brasil.
Os
alunos que vem de uma classe baixa não tem a não tem a vivência e as
oportunidades que uma criança de classe média, pois são mundos diferentes
demais. Uma criança pobre as vezes não tem o que comer em casa, devido a
situação dos pais e por conta disto são obrigados a trabalhar ou aprender a se
virar na rua. E os que conseguem frequentar uma escola, enxergam ali a
oportunidade de comer e talvez ser alguém na vida. Também existe a
possibilidade na maioria das vezes de desistirem por preconceito e de se
sentirem menosprezados pela pessoas.
Já
as crianças de classe média tem a oportunidade e fácil acesso a livros, internet,
cinema, teatro, brinquedos...,facilitando o aprendizado e o desenvolvimento
educacional, prosperando para ter um futuro melhor.
É
necessário que a escola saiba atender as diferenças sociais individuais
respeitando as raízes de cada aluno. Existe crianças com um grande potencial, basta
a escola saber inserir e aproveitar as diferenças, para que possa
verdadeiramente ter uma chance, nessa concorrência desonesta.
A
constituição diz que a escola é obrigatória para todos, mas na prática é
diferente.
No
nordeste e na zona rural nem todos tem a cesso a escola, aumento o índice de
desistência escolar.
A
maioria dos professores e das autoridades de ensino não procuram saber se a
escola poderia se organizar de outra maneira, levando em conta a pobreza e
trabalhando no sentido de diminuir e compensar seu efeitos.
Não
se procura adaptar a escola as necessidades dos pobres, o que seria
perfeitamente possível, mas ao contrário, pede-se aos pobres que se adaptem a uma escola que não foi feita
para eles, o que é praticamente impossível. E como eles não conseguem fazer
esse milagre, vão sendo eliminados, o que faz desaparecer.
O problema da escola não é democrática porque a sociedade em que vivemos ainda não é democrática. Os donos do poder são também os donos do saber e os pobres são excluídos tanto na escola quanto da participação nas decisões.
A
escola, portanto, é parte integrante dessa sociedade injusta e desigual, em que
a regra de comportamento é “cada um por si e salve-se quem puder”
CONCLUSÃO
A escola não está cumprindo o seu dever e pelo contrário, ela está produzindo muito mais fracasso que sucesso, trata uns melhor do que outros e convence os que fracassam de que fracassa porque são inferiores. Ela só educa a minoria. A grande maioria é excluída e marginalizada.
A escola não está cumprindo o seu dever e pelo contrário, ela está produzindo muito mais fracasso que sucesso, trata uns melhor do que outros e convence os que fracassam de que fracassa porque são inferiores. Ela só educa a minoria. A grande maioria é excluída e marginalizada.
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