O aspecto cognitivo refere-se ao desenvolvimento dos recursos para
pensar o uso e a apropriação de forma de representação e comunicação envolvendo
resolução de problemas (Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil - RCNEI).
Cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção,
memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. A palavra
cognição tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles. A psicologia
cognitiva estuda os processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento.
Atualmente é um ramo da psicologia dividido em inúmeras linhas de diferentes
pesquisas e algumas vezes discordantes entre si.
Esta
deriva da psicologia onde o aprendizado se dá pela apreensão dos dados e do
conhecimento imediato de um objeto mental. A cognição é derivada da palavra
latina cognitione, que significa a aquisição de um
conhecimento através da percepção. É o conjunto dos processos mentais usados no
pensamento e na percepção, também na classificação, reconhecimento e
compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de
determinados sistemas e soluções de problemas. De uma maneira mais simples,
podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e
pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos.
Mas a
cognição é mais do que simplesmente a aquisição de conhecimento e
consequentemente, a nossa melhor adaptação ao meio - mas é também um mecanismo
de conversão do que é captado para o nosso modo de ser interno. Ela é um
processo pelo qual o ser humano interage com os seus semelhantes e com o meio
em que vive, sem perder a sua identidade existencial. Ela começa com a captação
dos sentidos e logo em seguida ocorre a percepção. É portanto, um processo de
conhecimento, que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que
já está registrado na nossa memória, ou seja, Aspectos Cognitivos na Educação
Infantil é a construção dos conhecimentos, a percepção, atenção, concentração,
memória, e movimento para resolução de problemas.
O corpo deve ser usado como
um grande companheiro ao desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil, as
práticas diárias são as grandes aliadas a buscar o estimulo e desenvolvimento
na integra da criança. Dentro de inúmeras habilidades o foco no domínio do
esquema corporal deve se apresentar na rotina da Educação Infantil.
A imagem corporal que a
criança tem de si mesmo é o ponto de referencia para todo o tipo de aquisição
de conhecimento. É através do domínio do próprio corpo que o mundo exterior se
fará presente em seu cognitivo. A educação do esquema corporal deve evoluir do
todo para partes específicas e da ação para a reflexão (controle dos movimentos
em determinadas atividades), sendo assim atividades de movimentos, deslocamentos,
jogos, brincadeiras livres ou dirigidas devem ser constantes nas práticas
pedagógicas da fase infantil.
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