2/06/2014

Aspecto Cognitivo na Educação Infantil


O aspecto cognitivo refere-se ao desenvolvimento dos recursos para pensar o uso e a apropriação de forma de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI).

Cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. A palavra cognição tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles. A psicologia cognitiva estuda os processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento. Atualmente é um ramo da psicologia dividido em inúmeras linhas de diferentes pesquisas e algumas vezes discordantes entre si. 

Esta deriva da psicologia onde o aprendizado se dá pela apreensão dos dados e do conhecimento imediato de um objeto mental. A cognição é derivada da palavra latina cognitione, que significa a aquisição de um conhecimento através da percepção. É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento e na percepção, também na classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas. De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos.

Mas a cognição é mais do que simplesmente a aquisição de conhecimento e consequentemente, a nossa melhor adaptação ao meio - mas é também um mecanismo de conversão do que é captado para o nosso modo de ser interno. Ela é um processo pelo qual o ser humano interage com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sem perder a sua identidade existencial. Ela começa com a captação dos sentidos e logo em seguida ocorre a percepção. É portanto, um processo de conhecimento, que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registrado na nossa memória, ou seja, Aspectos Cognitivos na Educação Infantil é a construção dos conhecimentos, a percepção, atenção, concentração, memória, e movimento para resolução de problemas.

O corpo deve ser usado como um grande companheiro ao desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil, as práticas diárias são as grandes aliadas a buscar o estimulo e desenvolvimento na integra da criança. Dentro de inúmeras habilidades o foco no domínio do esquema corporal deve se apresentar na rotina da Educação Infantil.

A imagem corporal que a criança tem de si mesmo é o ponto de referencia para todo o tipo de aquisição de conhecimento. É através do domínio do próprio corpo que o mundo exterior se fará presente em seu cognitivo. A educação do esquema corporal deve evoluir do todo para partes específicas e da ação para a reflexão (controle dos movimentos em determinadas atividades), sendo assim atividades de movimentos, deslocamentos, jogos, brincadeiras livres ou dirigidas devem ser constantes nas práticas pedagógicas da fase infantil.

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