A Páscoa é uma celebração judaica comemorada durante 7 dias em comemoração pela libertação da escravidão no Egito.
Os cristãos igualmente celebram anualmente a libertação da escravidão do pecado, por meio da ressurreição do Cordeiro de Deus, o Messias, Único Senhor e Salvador, Jesus Cristo, Nazareno. Esta celebração é denominada de Semana Santa, que inicia no Domingo de Ramos - entrada de Jesus Cristo, em Jerusalém, até o Domingo de Páscoa - a Sua ressurreição.
Diz-se que a comemoração feita com os OVOS DE PÁSCOA E O COELHO tem origem no Egito, em que coelho simbolizava o nascimento e a nova vida.
Alguns povos o viam como símbolo da Lua, o que também pode ter se tornado símbolo já que a data da Páscoa é estabelecida por um marcador de tempo antigo, o calendário lunar.
Colorir e decorar ovos é um costume também bastante antigo praticado no Oriente, especialistas em transformar ovos em obras de arte.
Os ovos de chocolate, por sua vez, que fazem parte da cultura brasileira, chegaram dos franceses que esvaziavam os ovos de galinha (clara e gema) e os recheavam com chocolate e os pintavam por fora. Os adultos escondiam os ovos nos jardins para que os pequenos os encontrassem na época da Páscoa.
Assim se popularizaram os ovos inteiramente feitos de chocolate.
A lenda dos ovos coloridos com o coelho passou de geração em geração, que segue em outro tópico.
Se difundiu também os ovos totalmente feitos de chocolate
E assim a 🕎✡️PÁSCOA✝️🐣 é abordada até os dias de hoje:
O 🐰 coelho 🐇 / suas pegadas 🐾
Os 🥚 ovos de chocolate 🍫
Curiosidade:
No ano de 2021, a semana santa, em que é comemorada a Páscoa judaica coincidiu com a Páscoa cristã.
🤩🙏😍
Nenhum comentário:
Postar um comentário