12/16/2016
Pan- africanismo
"Pan- africanismo É a crença na unidade de todo povo negro na sua ligação cultural com a África. Entende-se que o sangue e a história que compartilhamos nos unem tão fortemente quanto qualquer fronteira nacional. Isto é, um povo em várias terras!"
(Sharon Hawkins, episódio 29: Super Shock na África - desenho Super Shock/ Static Shock)
O termo Pan-africanismo foi cunhado pela primeira vez por Sylvester Willians, advogado negro de Trinidad, por ocasião de uma conferência de intelectuais negros realizada em Londres, em 1900. Willians levantava sua voz contra a expropriação das terras dos negros sul-africanos pelos europeus e conclamava o direito dos negros à sua própria personalidade.
A partir das lutas marcadas pelo pan-africanismo, na contemporaneidade o Governo Brasileiro trabalha alternativas políticas e ações afirmativas que garantam a melhoria da qualidade de vida da população afrodescendente. O principal objetivo é o alcance da democracia. O maior desafio continua a ser o racismo. Porém, com um olhar mais sensível, o Estado passa superar os obstáculos do desenvolvimento democrático.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário