Dicas principais para aqueles que querem passar na tão temida prova dissertativa e redação.
1) Estude para o concurso: parece obvio, mas é o ponto de partida para ter uma boa nota na prova dissertativa. Como as perguntas das dissertativas são baseadas na bibliografia, se o candidato não conhece os temas abordados dará respostas em desacordo com a proposta da rede e será eliminado. - Os erros aqui são 2:
(A) Não conhece a legislação cobrada e responde dizendo coisas que são contra essas leis (desrespeita o ECA, a LDB, a Constituição).
- Não conhece o que dizem os autores cobrados e escreve coisas que não tem nada a ver com a proposta deles ou da rede em que se pretende trabalhar (conheça a proposta da rede/ partido na qual ela está sendo regida)
2) Saiba o que vão cobrar na correção da sua prova: cada edital tem descritos os itens que serão avaliados e qual o desconto da nota em caso de erros nesses itens. Os principais itens avaliados na prova dissertativa são:
- Estrutura: o conteúdo apresentado pelo candidato deve ser um texto predominantemente dissertativo-argumentativo, devendo constituir-se de um conjunto articulado de ideias relacionadas ao tema proposto.
- Conteúdo: análise das ideias fundamentais do texto observando a fidelidade ao tema proposto; consistência e relevância argumentativa; progressão temática; e senso crítico do candidato.
- Expressão: atenção máxima à contribuição ideativa do candidato, avaliando a sua adequação vocabular ao tema.
- Correção formal:Ortografia/Acentuação/Propriedade Vocabular/Morfossintaxe/ Pontuação/Elementos de Coesão.
Isso significa que se você descumprir um desses itens, acima, perderá uma parte dos pontos da questão ou da redação, mas não a nota toda.
3) Seja objetivo: não enrole na hora de escrever e evitará mais erros. Se não souber nada sobre o assunto cobrado, em vez de enrolar, dê uma olhada na prova objetiva e procure para ver se algum autor fala daquele assunto, assim você verá qual a linha deve seguir.
4) Não copie trechos da prova objetiva: nunca copie partes da prova para usar na redação. Na maioria dos editais isso desclassifica o candidato.
5) Faça o rascunho: nunca escreva direto na folha definitiva sua prova dissertativa. Primeiro faça um rascunho (eles sempre dão uma folha para isso), leia, corrija e só depois passe para a folha definitiva.
6) Atenção aos detalhes: número mínimo e máximo de linhas, se tem que assinar ou não a folha da redação, qual a cor da caneta que é permitida, se tem que por título ou não na redação, são alguns dos itens em que você deve ficar atento. Por isso é sempre importante ler o edital. Em muitos concursos, é atribuída nota ZERO a prova dissertativa que:
a) fugir à modalidade de texto solicitada e/ou ao tema proposto;
b) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos) ou qualquer fragmento de texto escrito fora do local apropriado;
c) for assinada fora do local apropriado;
d) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
e) for escrita a lápis, em parte ou em sua totalidade;
f) estiver em branco;
g) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível.
7) Cuidado com o tempo: normalmente o tempo fica curto para fazer a prova dissertativa e objetiva no mesmo dia. Minha dica é:
- Quando você receber as provas já faça o rascunho da dissertativa;
- Depois faça as objetivas que você conseguir;
- Passe as objetivas que você conseguiu fazer para o gabarito definitivo;
- Leia o rascunho da dissertativa e passe para a folha definitiva;
- Use os momentos que sobrarem para tentar fazer as questões da objetiva que você ficou com dúvida.
E que Deus te abençoe e te dê uma boa prova!